terça-feira, 27 de dezembro de 2011

RESENHA: SEIS ESTUDOS DA PSICOLOGIA - PIAGET

Sempre ouvi falar em Jean Piaget ao longo de minha formação profissional como um grande colaborador da área da Educação, sendo o “criador” do Construtivismo. Depois, ouvi falar dele como Psicólogo e finalmente descobri que formou-se em Ciências Naturais, redirecionando-se posteriormente para a Psicologia e Filosofia. Mas a presente resenha refere-se ao seu livro “Seis Estudos da Psicologia”, que é um conjunto de suas conferências e artigos, tratando do desenvolvimento da inteligência infantil.
Seus estudo provocaram uma quebra de paradigmas nos antigos conceitos sobre aprendizagem e educação em sua época, na medida em que preconizou o respeito à individualidade da criança, com uma proposta de ensino menos autoritário, respeitando as fases de desenvolvimento psicológico das crianças. Piaget explica que o conhecimento é construído de forma “contínua e progressiva, a partir da interação do indivíduo com o meio”. Demonstra que a criança constrói o seu conhecimento em cima de seus conhecimentos anteriores e que necessita interagir com o objeto de aprendizagem para realmente aprender sobre ele.

“O saber tem de ser construído e reconstruído a partir da ação da criança, da sua atividade, da sua interação consigo mesma, com o outro, com o meio, em situações concretas, pois conhecer não é apenas possuir uma cópia mental do objeto, mas modificá-lo, descobri-lo, inventá-lo, transformá-lo, compreendendo o processo de sua transformação.”(Almeida, 2011)

Resumidamente, Piaget identifica as seguintes principais etapas de desenvolvimento:
1.Dos dois aos sete anos – grandes mudanças com o início do domínio da linguagem, com três modificações gerais na conduta – socialização, pensamento e intuição e a interação destes fatores no seu desenvolvimento e com relação à afetividade.
2.A infância dos sete aos doze anos – novas formas de organização. Segue regras, pensa antes de agir, Entram as operações racionais.
3.Adolescência –fase que separa a infância da vida adulta. Crise passageira em função das mudanças sexuais. Egocentrismos. Conquista da sua personalidade e de sua inserção na sociedade.

Assim, nos seus Estudos, Piaget demonstra como de dá o desenvolvimento mental nas diferentes fases de desenvolvimento do indivíduo e aborda problemas relacionados ao pensamento, à linguagem e à afetividade, sendo por isso bastante referenciado na área da Educação.
Em minha opinião, suas maiores contribuições deveram-se à demonstração do desenvolvimento mental atrelado às fases de vida do indivíduo, que não podem ser alteradas, forçadas, e à proposta de um respeito a este desenvolvimento, demonstrando a necessidade de equilíbrio entre a formação do indivíduo e seu desenvolvimento. A consequência de uma mudança de conceitos (construtivismo) no processo do ensino, componente básico na formação dos indivíduos, para mim, corresponde a um grande legado que este autor deixou para a humanidade.

Referências:

PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense, 1969.

ALMEIDA, Eernany Santos. O BRINCAR E A CRIANÇA: IMPLICAÇÕES DA TEORIA DE JEAN PIAGET. Acessado em 19.11.2011, em http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=1188

Um comentário:

NORBERTO JOSÉ FIORENTINI disse...

A CRIANÇA NASCE CRESCE E PERGUNTA ONDE É QUE ME ENCACHO

Postar um comentário