segunda-feira, 11 de junho de 2012

Sobre Religião

Um amigo especial me enviou a mensagem abaixo e pelas preciosas reflexões pedi-lhe para compartilhar em meu blog. Não estou segura quanto a definição de religião e não sou simpática à denominação "religiosa". À religião associo padrões místicos e dogmáticos, aos quais sou realmente aversa. Acredito em um Princípio Inteligente, mas hoje minha visão sobre as religiões é de que são instrumentos de homens, muitos deles inescrupulosos, para manipular, coibir, reprimir, extorquir, seus milhões de "fiéis", em nome de uma fé muitas vezes ilógica, vazia, limitada, irracional. Contudo, percebo que não é deste tipo de coisa que meu amigo escreve e penso que a essência das suas ideias valem a pena. Temos em comum a visão da necessidade prioritária da evolução da Consciência (pessoa, indivíduo, alma, self). Finalmente, o importante pra mim é ue todos possamos evoluir continuamente e tornarmos o planeta melhor - mais justo, mais feliz, mais evolutivo. Por isso respeito as escolhas que cada um faz, desde que esta ajude-o neste processo. Aegue o texto de Alexandre Azevedo: "... creio que o seu caminho foi feito no mais amplo e profundo sentido do que é "religião"! Explico: um ser humano assim, como você, preocupado com o bem-estar do planeta e a evolução consciencial, é, para mim, uma das pessoas mais religiosas do mundo! Mas, o que é "religião" para mim? É jamais significar qualquer vínculo com doutrina teológica de qualquer conceito criado pelo homem. Catolicismo, protestantismo, hinduísmo, islamismo... respeito tudo isso, mas nada disso tem a ver comigo. Meu conceito de Deus levou (e ainda leva!) muito tempo, muitas caminhadas e muitas experiências para poder "apurar" e chegar no que hoje eu sinto e entendo... e esse sentir e entender nada tem a ver com qualquer "ismo" desses acima! Então, no seu caso, suponho que você pense sobre "religião" da mesma forma (ou de forma parecida) como eu penso, ou seja: dentro do sentido etimológico estrito: religare, do latim, religação com o sagrado (com o sagrado de acordo com o que nosso coração sente e entende, não como as doutrinas do mundo empurram goela abaixo da maioria). Em algumas coisas que rabisco, faço a colocação de Deus como me apareceu em certo insight que tive há alguns anos: costumo designar essa Energia como a "Suprema Inteligência do Universo". Quando escrevo "Deus", geralmente faço para facilitar mais o pensamento ou "atalhar" o caminho! Não que eu tenha nada contra a palavra em si, mas me sinto mais próximo do conceito de "realidade" quando me refiro como Suprema Inteligência do Universo. Para mim, essa Inteligência é o fecundo silêncio que habita desde as menores partículas atômicas até a matéria escura do cosmos; para mim, é ela a fonte que emana tudo, a força que mantém tudo e a transformação inexorável que renova tudo... tal qual a tríade Brahma, Vishinu e Shiva, que, talvez, tenham sido os hindus que mais chegaram perto de um conceito a respeito dessa Energia Pai/Mãe de todas as coisas... ... um ser humano que valoriza o mundo, a natureza, a consciência, é, para mim, uma das pessoas mais religiosas do mundo... Assim penso eu dentro da forma como tentei descrever acima meus sentimentos sobre isso. Deus? Yavé? Jeová?... Não sei... Sei (e sinto) que há uma Suprema Inteligência no Universo que vitaliza, vivifica todas as coisas; há um Mistério que rege a mecânica celeste, a astrofísica, a química, a matemática, a mística... e a poesia que há em tudo! Assim penso eu! Também penso que Sócrates estava mais que certo: à medida que descobrimos as coisas, vemos que não sabemos de absolutamente nada!!!" Alexandre Azevedo

Um comentário:

João M. A. da Silva disse...

Eu uso a religião para fazer o bem para mim e para os outros, e na religião que eu sigo (e não é um twitter, rs), existe bons ensinamentos para levar este bem ao longo da vida e são ensinamentos milenares, que em tempos atuais, onde fazer o errado (seja o que conceito que for de errado hoje em dia) é bem facil e até incentivado. Fica então a religião, como guia e apoio espiritual e humano.

Postar um comentário