sábado, 9 de julho de 2011

Importância do tutor na Educação a Distância

Ironia em pleno mês de férias do ensino da faculdade estar com tantas postagens relacionadas à Educação. A verdade é que no mês sem aulas é que acabo tendo mais tempo para me dedicar à docência. rsrs.

Este artigo foi elaborado durante o recente curso de tutoria, como requisito de postagem reflexiiva em fórum. É bem curto. O tema mereceria várias páginas. Mas deixarei isso para os especialistas. Compartilho apenas algumas abordagens da importância do tutor na EAD.

Mesmo com mais de 3 milhões de alunos de cursos em EAD no Brasil, em 2010, a modalidade ainda não foi totalmente apreendida pela sociedade brasileira. Afinal, não é fácil manter a autodisciplina - traço faltante em geral, em nossas vidas. Temos dificuldade em manter a disciplina com o que nos é mais caro! Se vamos fazer um programa com nosso filho toda semana, se vamos manter uma rotina de exercícios físicos ou fazer um regime, se vamos ler um livro por mês... No caso da EAD, sem a exigência de simplesmente estar presente numa sala de aula, e fazer uma prova para ser considerado aprovado em curso presencial, como desenvolver a autodisciplina?

Assim, o tutor tem como principal tarefa, manter o aluno "presente" no curso. Para isso, acompanhar os alunos ao longo do período do curso, orientar as atividades do curso, esclarecer dúvidas, ampliar aprendizagens, maximizando as chances de conclusão do curso pelo aluno e com o máximo possível de aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário