sábado, 9 de julho de 2011

Por que o indivíduo aprende? Há situações mais ou menos propícias à aprendizagem?

Fonte: reflexão postada no fórum do curso de tutoria.

Não é fácil avaliar os motivos que façam alguém aprender algo. Justamente porque tudo vai depender deste alguém - seu perfil, condições atuais, vivências pessoais; e do algo, o que é, qual a necessidade, quando, por quê.

De forma geral, podemos concluir que o indivíduo aprende o que necessita. Falando do aspecto cognitivo, conhecimentos, o indivíduo só vai aprender se necessitar, e/ou se gostar. Já no aspecto comportamental, muitas vezes necessitamos, de verdade, aprender um novo comportamento, mas não conseguimos. Há traços fardos difíceis de serem superados, e talentos que não são fáceis de serem desenvolvidos. Pior é que às vezes necessitamos mas não queremos! Claro processo de autossabotagem.

Então entram as condições propícias à aprendizagem. Autoconhecimento, disponibilidade de tempo para refletir com profundidade, serenidade diante dos conflitos e dificuldades pessoais, ferramentas e metodologia apropriada à necessidade de aprendizagem, e, acima de tudo, a motivação pessoal - vontade, perseverança, entusiasmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário