sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Aprendizagens extras no Espaço Ciência

Quis compartilhar recente fato vivenciado no Espaço Ciência no meu blog e as reflexões geradas, retratadas na mensagem que encaminhei aos responsáveis pelo Espaço e transcrevi abaixo. Revela muito de meus valores e ideais. Antecipo que fiquei surpresa com a atenção e o nível de respeito que todos tiveram por meu relato, apoiando minha causa e apontando as providências que serão tomadas, de forma ética e esclarecedora, sem retaliações. A educação é o caminho da ciência. Os ilustres dirigentes pontuaram outras reflexões muito pertinentes, mas que preservo a discrição de não transcrever. A vivência me acrescentou muito em refletir sobre as questões pontuadas e me gratificou ao ver eco das reflexões apontadas. Evidencio ainda a presteza e eloqüência das respostas dos gestores que me retornaram. Espero que por lá, também se implementem as aprendizagens para os jovens monitores, e conseqüentemente, os próximos visitantes do Espaço Ciência.
Transcrevo minha última mensagem, em 9 de agosto de 2011 16:17:
...:
Agradeço a atenção e presteza em retornar minha mensagem e as reflexões adicionais compartilhadas. Já escrevi bastante mas tenha certeza que não intencionei qualquer retaliação. Reforço a importância do esclarecimento/treinamento da jovem e demais monitores. O debate sugerido ao final de sua mensagem é uma excelente proposta.
Fiquei feliz em perceber em quão boas mãos está a direção do Espaço Ciência. Com certeza retornarei e continuarei sugerindo aos amigos e familiares.
Votos de crescente sucesso em sua Gestão.
Atenciosamente,
Clara Emilie.

Em 9 de agosto de 2011 13:20, Clara Emilie Boeckmann Vieira escreveu:

Prezados Senhores:

envio este e-mail a diferentes coordenadores do Espaço pela incerteza de a quem eu deveria me dirigir, e para compartilhar fato desagradável que vivenciei na visitação monitorada no último domingo. Costumo visitar regularmente o Espaço Ciência, levando filhos e sobrinhos, por ser fã desta oportunidade de ampliarmos a inserção da cultura científica em nossos jovens desde cedo, e de fato, a visitação monitorada é muito interessante e construtiva. Parabenizo a todos pela qualidade do trabalho que é realizado.

Contudo, no último domingo ocorreu uma situação inusitada: a monitora da área Terra, em sua primeira fala, ainda no túnel de início de sua explicação, ao falar do Big Bang, fez colocações incabíveis de serem inseridas no espaço que se chama "Espaço Ciência":
A primeira, de que há duas "teorias" quanto á origem do universo: o Big Bang ou, "Deus criou o Universo". Complementou que "uma explosão apenas mata - como poderia gerar a vida?"... e finalizou de que na sua opinião, Deus criou o Universo.

Não é questão de acreditar ou não em Deus. Particularmente, acredito em muitas coisas que a ciência ainda não comprovou (e sou fã da Física Quântica), mas a monitora é formadora de opinião, havia muitas crianças ali, e não acho que o propósito do Espaço Ciência seja religioso.

Fiquei calada, e fiquei sem participar das explicações seguintes. Contudo, ao chegar diante das maquetes que propunham a evolução do homem, voltei ao grupo. Ela questionou se acreditávamos que o homem teria evoluído do macaco... finalizando sua fala com a sua opinião que teria sido Deus que criou o homem e a mulher. Questionei se estávamos no Espaço Ciência ou na Igreja. Mas ela seguiu adiante e eu não quis mais ouvir as explicações.

Ao sair, falei para outros dois monitores o ocorrido, e que ali não é o espaço para tais colocações. E insisto em não entrar no mérito da religiosidade. Cada um tem o direito de fazer suas escolhas, mas deve respeitar as do outro, não forçando o outro a acreditar na sua. Encontrei-a na saída e tentei argumentar apenas, que ali não seria o espaço para tais colocações - Espaço CIÊNCIA. Mas ela mal deixou-me falar, sendo grosseira e indelicada. Deu-me pena ver alguém tão jovem, sem abertura à aprendizagem e sem educação mínima de interrelacionamento. Mantive a calma e só me restou encaminhar à coordenação minha reclamação e sugestão, a fim de ser mantido no Espaço Ciência, o enfoque científico da vida. Coincidentemente, no mesmo dia assisti ao imperdível filme "Criação" (apesar de ser passível também de algumas críticas).

A sugestão, senhores, colegas servidores do Estado como eu, é dar maior discernimento a estes jovens, para que cumpram com seu papel de difundir a ciência, para que as mentes dos nossos futuros cidadãos possam vivenciar todos os seus potenciais, no uso da razão, do respeito, da cosmoética e do universalismo.

Eu estava com meu filho de sete anos. Educo-o como eduquei o de 21, hoje estudante de Direito: é preciso ser bom, honesto, sincero, fraterno e solidário, porque isso é o melhor pra todos, porque é preciso evoluir e fazer um mundo melhor, e não para obter recompensas em algum "céu" ou evitar castigos em "infernos". O ser humano está evoluindo, sim. Devemos fazer parte desta construção coletiva. É nossa responsabilidade como parte da Teia da Vida. É nossa responsabilidade sermos cada vez melhores e ajudar aos demais a também evoluírem.

Sugestão 2: disponibilizar bebedouro/garrafão em algum local do Parque, pois em nenhum local das redondezas, tinha onde comprar.

Votos de que o sucesso do Espaço Ciência seja mantido pelos próximos milênios, acompanhando todos os avanços científicos

Atenciosamente,

Clara Emilie Boeckmann Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário