sexta-feira, 25 de maio de 2012

Se mudar, que seja para melhor!

Recebi este texto de um precioso amigo e pedi-lhe para colocar em meu Blog. São reflexões que valem à pena para a construção de uma sociedade melhor. Opino que resta-nos educar nossos filhos, e discutir a questão com quem está no nosso entorno. Hoje mesmo comentei om o motorista da van do meu trabalho, que ouvia musica descente sobre como seria bom se o povo da favela minha vizinha ouvisse aquilo, e não a porcaria que ainda chamam de música...um barulho em volume máximo em aparelhos de som de alto custo. Já dizia Confúnco "Conhece-se um povo pela sua música" há 5000 anos atrás! São consciências antigas, amigos, que estão retornando da baratrosfera para o planeta - processo de "limpeza" planetária. Sejamos "Trigo" e não Joio. Se mudar, que seja para melhor! Autor: Paulo Carlos No inicio da década de 70, os jovens enfrentavam a polícia que queria reprimir as manifestações contra a ditadura. Cantavam-se frases metafóricas para fugir da censura como: "Cálice, pai afasta de mim esse, cálice!" "Apesar de você, amanhã há de ser outro dia", "Caminhando e cantando e seguindo a canção..." entre outras censuradas. Toda essa história, movida por suor e sangue, tinha como objetivo construirmos um País mais justo, um governo democrático e garantir o direito de livre expressão. Conseguimos muita coisa. Mas o triste é perceber que temos usado nossa liberdade de expressão para cantar "Eu quero Tchu...,", "Vai lacraia..", "Ah! Se eu te pego...", entre outras "preciosidades" poéticas. Se isso é cultura, quem nos apresentou essa forma de pensar? Afinal, cultura é um jeito de o povo ser. Esse jeito é forjado ao longo do tempo e tem um componente educativo entranhado nele. Sendo assim, volto a perguntar: Quem nos ensinou a ser assim? Em meio a tantos desmandos, denúncias de corrupção, injustiças de toda ordem, nossa sociedade continua dando Ibope às novelas, aos reality shows, aos shows açucarados de artistas que só falam de amor mal resolvido ou pura insinuação à prática do sexo. A polícia só tem problemas com jovens por causa da bebida e das drogas. O que aconteceu com aquela geração de mentes politizadas e conscientes? Onde estão os seus filhos que não deram continuidade ao sonho? A Bíblia diz que devemos ensinar a criança no caminho que deve andar. Foi esse o caminho que a geração passada ensinou para essa geração? O que estamos fazendo com a geração de hoje? Vamos deixar "rolar" solto? Vamos desistir deles e deixar que procurem o próprio caminho? Talvez seja hora de dizer BASTA! Como aconteceu com a geração de 70, talvez tenha chegado a hora de começar a nadar contra a maré. Se pareço retrogrado na minha fala, repressor ou qualquer um desses posicionamentos que hoje são considerados politicamente incorretos, quero dizer que não tenho receio disso, afinal estou exercendo meu direito de expressão. Sendo assim, expresso minha indignação com o modelo de sociedade que forjamos nesses últimos 30 anos. Quero mais escolas e menos presídios; mais moradias dignas e menos favelas; mais lugares de convivência pacífica, ambientes acolhedores e que dê suporte e capacitação para convivência familiar e menos bares e botecos; mais parques de diversão e menos orfanatos; mais famílias estruturadas e menos asilos insalubres; mais amigos de verdade e menos pessoas que simplesmente add você numa rede social. Se tivermos que mudar a cada geração, que seja para melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário