sábado, 22 de junho de 2019

Minha farmácia Netflix - para a Pílula 34


Quando estou em momentos de crise, conflito, ou momento difícil, faço uso de técnicas, ações, todo o ferramental que tenho aprendido nos últimos 15 anos de Psicologia, Inteligência Emocional, Coach , e principalmente, técnicas da Conscienciologia. A maior parte destas ferramentas está citada no livro 103 Pílulas de Inteligência Emocional.

A Pílula 34 – Cinema é uma das minhas principais ferramentas, e das mais simples, válvula de escape, e muitas vezes, remédio efetivo. E aqui, incluo a preciosa Netflix. Mas é necessário saber escolher o que assistir! Não é assistir qualquer coisa. Excessos de violência e truculências estão fora da minha lista.

Neste artigo vou listar minha Top List do que já assisti no Netflix, com alguns comentários de indicação “farmacopédica”, ou seja, algum indicador da ajuda consciencial, mental ou emocional que o filme ou série ajudaria. A principal forma de ajuda desta Pílula é a simples quebra da ruminação mental que costumamos manter quando estamos em algum problema. Mas cuidado para não usar como fuga, em desperdício de tempo e ficando sem energia para fazer o que for possível para resolver as questões pessoais. E afinal,  também é justo ter momentos de lazer e relax com bons filmes!



Gracie e Frankie – Duas setentonas cujos maridos se revelaram amantes no primeiro episódio. Indicado para quem quer dar a volta por cima, superar separação, perdeu ânimo por estar só. Série divertida, com situações engraçadas, inusitadas, para reflexões, e rir bastante.

Desperate Housewives – Adoro para desopilar, rir, refletir. Faz provocações sobre valores de vida, ética, amor, amizade, além de ter um mistério de pano de fundo para cada temporada.

Heal – O Poder da mente. Este é um documentário para o topo da lista. Já escrevi sobre ele aqui: http://inteligenciaemocionalatodos.blogspot.com/2019/03/heal-o-poder-da-mente-documentario.html

Brené Brown, The call to courage – Palestra maravilhosa motivacional, com reflexões profundas, permeadas por brincadeiras da simpática Brené, autora do Best Seller Mais Forte do que Nunca, abrangendo coragem, vulnerabilidade, garra, vida!

Nosso Planeta – Cenas fantásticas em torno do Planeta, com narrativas cativantes na voz gostosa de David Attenburg.

Terra – um dos melhores documentários sobre o Planeta – cenas e reflexões.

Mission Blue - sobre a campanha da oceanógrafa Sylvia Earle para proteger os oceanos. Sylvia é exemplo de cidadã, ao mesmo tempo que revela ser uma mulher com seus desafios pessoais de vida íntima.

Ordem na Casa, com Marie Kondo – indiscutível: organização é um grande facilitador da vida!

Minimalismo – filme para repensar paradigmas sobre consumo, quanto (não) precisamos de coisas... ter x ser, uma proposta de vida mais fácil.

Ask the Doctor – dicas de saúde passadas por médicos simpáticos, de maneira bem humorada.

Nada a Esconder – filme francês provocativo e divertido sobre relacionamentos e autenticidade.

Nise – biografias em geral são maravilhas de exemplos a nos inspirar. De quebra, ainda enriquecemos nossa cultura. Conhecer esta brasileira propositora da terapia ocupacional é agregador.

A arte de amar – Já escrevi aqui sobre esta biografia maravilhosa da ginecologista e sexóloca polonesa Michalina Wislocka: https://claressencia.blogspot.com/2018/06/dica-de-filme-arte-de-amar-10-razoes.html

Mary Shelley – continuando as indicações biográficas. Um filme de época bonito e instigante, sobre a autora de Frankstein! Adorei!

Feministas – outro documentário maravilhoso. Bem feito, bonito, provocativo, reflexivo. Para todas as mulheres e homens inteligentes assistirem! 

Sex Education – Divertido, leve, educativo, apesar de cenas picantes e exageradas. Assisti com meu filho adolescente.

Mistérios – adoro enigmas, casos bem elaborados, apesar de repudiar quando existem requintes de crueldade. Meus favoritos até agora na Netflix, mais ou menos em ordem de preferência foram: Shelock Holmes (com Curblein), The Good Wife (fã!!!), Dead Drop Diva, Lie to Me, Lucifer, Bones, Touch, O sabor das Maragitas. 
Não tem na Netflix mas assisti a série adorável Ghost Whisperer, da médium que ajudava espíritos a resolverem pendências que deixaram antes de dessomar!

E para finalizar, seguem alguns filmes inspiradores, pra você não ficar com aquela sensação de ter perdido tempo. Usei algumas palavras que me ocorreram ao pensar no filme:

Uma longa viagem – R, perseverança, amor.esiliência, perdão, superação, reconciliação
O mestre dos gênios – Intercompreensão, sucesso, equilíbrio, desapego, amizade.
Joy – Ciratividade, empreendedorismo, persistência.
Mãos Talentosas – Programação existencial, persistência, interassistência
Uma mente brilhante – Biografia, Doença, superação, Prêmio Nobel. 
Homens de Honra – Preconceito, autossuperação, valores, determinação.
A Teoria de Tudo – Consciência multifacetada; abnegação, doação.
Sociedade dos Poetas Mortos – Professor, interação, conflitos, exemplarismo, amizade, talento.
Escritores da Liberdade – Professora, didática, empoderamento de jovens.
A Onda  -Die Welle – Criticidade, discernimento, manipulação, fanatismo.
Quase Deuses – Competência, interassistência, preconceito.
O Discurso do Rei – Autossuperação.
A procura da felicidade – Determinação, coragem
Além da liberdade – Nobel da Paz; coragem, solidariedade, ditadura.
Erin Brocovich – Inteligências, perseverança, articulação, causa nobre.
Hannah Arendt – Biografia, perdão, discernimento, imparcialidade.
A Criação – Quebra de paradigmas – biografia Darwin.
Amor além da Vida – Amor, parapsiquismo, extrafisicalidade.
Ágora – História, paradoxos irracionais, primórdios do cristianismo.
O feitiço do tempo – reciclagem intraconsciencial.
O despertar – paranormalidade.
Click – repensar, consertar, acertos dos erros.
A Dama Dourada – justiça, história.
Muito além de Rangun – reflexão, reciclagem, drama.
Avatar – evolução, ecologia.
Jornada da Alma – Psicologia, biografia.
A Profecia Celestina – Best Seller, Paradigma. 

Se você tem sugestões, poste aqui nos comentários os filmes, séries e documentários top, que você indicaria para alguém.

Um comentário:

Postar um comentário