sábado, 25 de abril de 2020

Reflexões sobre momento político no Brasil – renuncia de Moro ao cargo de Ministro.

Moro x Bolsonaro, um duelo sem inocentes | Bernardo Mello Franco ...

Escrevi estas reflexões a uma amiga que acreditava no governo Bolsonaro e decepcionou-se ante à saída de Moro, ficando em dúvidas em quem confiar (!) Escrevi sob uma perspectiva pessoal e superficial, apenas na intenção de ajudar a refletir e ponderar com base nos fatos.

“Amiga, na emoção perdemos a lucidez. Por isso invisto tanto na IE, pois sou sensível e emotiva. Venho melhorando ao longo dos anos, com muita autopesquisa, interassistência e outros investimentos evolutivos. Insisto na ampliação do discernimento, na racionalidade.

O que o seu colega escreveu sobre Bolsonaro, me deu a sensação dele estar falando de outra pessoa. “Dócil e maleável”? Quase infantil. Sobre sua dificuldade de mudar os seus sentimentos/pensamentos não é “ser volúvel”. É ter autocrítica, modéstia, ser aberta a exercitar a criticidade, o discernimento, a racionalidade, a neofilia. Ser capaz de repensar, voltar atrás, recuar, admitir desconstruir conceitos e equívocos, e reconstruir com mais sabedoria.


Por enquanto, não tenho dúvidas da hombridade de Moro, e desde o ano passado vim perdendo as poucas esperanças no governo Bolsonaro. Atente aos fatos. Aos exemplos. Não cair no “aquele eu o feio ama, bonito lhe parece”. Não se deixar levar pela necessidade de um ídolo/guru/salvador. Moro certamente não é perfeito, ninguém ali no Congresso é criança inocente, mas o ex-juiz deu incontáveis exemplos positivos – “as palavras convencem (e ele nem é bom com elas J), mas o exemplo arrasta”.

Eu tenho profunda admiração por este homem, até que me provem contrários. É outro nível de pessoa e de profissional. Mas não o idolatro. Mantenho os dois pés no chão. Aprendi que cada um age de acordo com seus valores e interesses e são poucos os seres amplamente abnegados.

Fatos fatos fatos: 27 anos como político medíocre....Sem elegância ou compostura nas falas e posicionamentos...Os filhos valem mais que o Brasil - está evidente desde o início do governo...os pontos positivos de Bolsonaro se perdem em um mar de indicadores negativos!

Fãs/fanáticos/ideólatras/partidários frequentemente ficam com opiniões parciais e distorcidas!

O que mais me dá indignação são as manipulações dos fatos, os paralogismos, sofismas, artimanhas da argumentação ilógica e falaciosa. E os fanatismos ideológicos que turvam a capacidade de análise imparcial e fortalecem as polaridades. A mídia e manipuladores de plantão usam suas armas para imporem suas supostas “verdades”. Uso o Princípio da Descrença e a criticidade continuamente. 

Empenho-me em ser uma “cética otimista cosmoética”, e me mantenho mandando as minhas melhores energias para todos – Bolsonaro, Moro, Lula, Dilma. “Que aconteça o melhor para todos” é meu mantra.
Apesar de ter como convicção de que somos consciências em evolução através de várias vidas e que existe uma lógica multidimensional, mesmo que nada disso fosse verdade, minhas escolhas de postura me ajudam a manter o equilíbrio.

Você tem um bom coração. É uma pessoa do bem. Quer ver o país crescer. É inteligentíssima. Chore tudo que tiver pra chorar, amiga! Depois, é levantar, sacodir a poeira e olhar com altivez para os desafios à frente. Espero que encontre seu caminho para ficar em paz, e dar o seu melhor para uma mudança positiva para você, e aos que puder alcançar – familiares, amigos, sociedade."

Nenhum comentário:

Postar um comentário