terça-feira, 21 de junho de 2011

A A3P –Agenda Ambiental na Administração Pública tem tudo a ver com Psicologia.

Acabei arrumando um tempinho para finalizar uma reflexão que iniciei desde que entreguei ao meu professor de Atividades Integradas em Psicologia,um Folder da A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública). Sobre a conexão entre a A3P - ferramenta de gestão ambiental / Ecologia, com Psicologia. Foi a primeira inspiração que tive em sua discilina, com a proposta de transdisciplinaridade e multidisciplinaridade.

Recentemente, comecei a refletir sobre a conexão entre Ecologia e Psicologia. E como a A3P se conecta com a temática. Gostaria de introduzir o assunto retomando minha própria biografia e o que me levou a estudar Psicologia. Quero fazer clínica, e no futuro ser consciencioterapeuta (profissional voluntário que aplica a consciencioterapia, tratamento integral do ser humano). Mas o principal motivador aconteceu quando eu contemplava um recife e sua vida marinha na praia de Boa Viagem. Lamentei por ter estudado tanto os oceanos (Sou Mestre em Oceanografia) e não estar contribuindo para a preservação da vida marinha. Foi daí que no mesmo instante, em inspiração de amparador, ocorreu-me que a melhor forma de contribuir para a preservação da vida marinha, e de toda a vida no planeta, é trabalhando o ser humano. Ainda não sei como, mas quem sabe, ajudando a resolver seus conflitos íntimos, que refletem em suas ações de descuido com o planeta.

É verdade que não planejei desde o início todas estas etapas de aprendizagem na minha vida – oceanografia, Ecologia, Conscienciologia, A3P, Psicologia, mas aos poucos, as coisas vêm se conectando, engrenando e gerando alguns resultados.

Falando um pouco da A3P, modelo simples de gestão ambiental, próprio para implementação em escritórios (apesar de originalmente visando as instituições públicas), tem como objetivos sensibilizar os servidores para mudanças de atitudes e orienta como estas ações podem ser praticadas no ambiente de trabalho, resultando em mais qualidade de vida, redução de custos para o Estado e conseqüentes rebatimentos na preservação ambiental, entendendo meio ambiente como sendo o ambiente de trabalho do servidor.

Não é fácil convencer as pessoas a mudarem seus hábitos, adotarem novas responsabilidades e atitudes. Por isso, geralmente a A3P é coordenada pelo setor de Gestão de Pessoas. É um trabalho gradual, de envolvimento das pessoas, a partir de suas características, buscando a mudança de paradigma. É aqui que entra a Psicologia, para conseguirmos entender as pessoas e encontrar um caminho para o diálogo e para as mudanças necessárias.

Tenho a expectativa de que a Psicologia ajude-me a compreender mais o ser humano, e a contribuir para a sua evolução integral, por uma vida melhor para si, e por um mundo melhor para todos. É preciso perceber que existem os efeitos psicológicos do meio ambiente sobre as pessoas, mas também, os efeitos psicológicos das pessoas sobre o meio ambiente. Este trocadilho precisa ser melhor redigido, e o debate acerca do tema, ampliado. ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário