terça-feira, 21 de junho de 2011

Sefaz lança curso a distância da Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P

O curso A3P- Conhecendo e Praticando, visa a sensibilizar os servidores para mudanças de atitudes e orienta como estas ações podem ser praticadas no ambiente de trabalho, resultando em mais qualidade de vida, redução de custos para o Estado e conseqüentes rebatimentos na preservação ambiental, entendendo meio ambiente como sendo o ambiente de trabalho do servidor.

Aproveitando o Dia Mundial do Meio Ambiente, com uma proposta de voltar a desenvolver ações para o desenvolvimento e sustentabilidade ambiental, no âmbito do Governo Estadual, a SEFAZ pretende contar com o engajamento de todos os seus servidores, cada um fazendo a sua parte, e está disponibilizando vagas para outras Secretarias de Estado.

A Sefaz lançou a A3P em 2007, convidando a Sectma a participar do evento de lançamento. O gerente da Política Ambiental à época, levou a proposta ao Governador, que em 2008 lançou a A3P no Palácio do Governo. Em 2009, o Governo do Estado firmou parceria com o Ministério do Meio Ambiente e publicou o Decreto 33.528/2009, que instituiu o Programa A3P em Pernambuco, para que todas as Secretarias desenvolvam suas respectivas Agendas e formou o Comitê Gestor da A3P.

A melhor maneira de difundir a A3P para os milhares de servidores públicos do Estado, com amplo alcance geográfico e a baixos custos, é através da Educação a Distância (EAD), em que o aluno, através da Internet poderá fazer o curso, onde quer que esteja, na hora que lhe for mais conveniente.

A experiência vivenciada pela Sefaz demonstra que a única forma de fazer a agenda funcionar, é a partir da compreensão da sustentabilidade ecológica por parte de cada servidor e sua mudança de valores e atitudes no seu dia a dia. Com estes objetivos, os conteúdos do curso explicam o que é a A3P, sua importância e benefícios, os resultados que já vêm sendo alcançados, noções de ecologia e consciencialidade, e dá orientações básicas sobre como implantar a Agenda em qualquer Órgão ou setor da administração pública. A duração estimada do curso é de 20 horas, para serem distribuídas pelo aluno ao longo de três semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário