segunda-feira, 20 de junho de 2011

Atividades Integradas em Saúde na FG!

Gratificações na disciplina Atividades em Saúde do curso de Psicologia da FG. A primeira, a inserção de informações das chamadas terapias holísticas, alternativas. A divulgação de que alguns centros de atendimento de saúde do setor público já estão aplicando esta modalidade de tratamento. Segundo, aprendi um novo nome para estas opções de saúde: Práticas Integrativas e Complementares (PIC). Dez, para o professor que trouxe esta abordagem para sua aula na academia. Já disse Einstein: “A mente que se abre para uma mudança de paradigma jamais voltará ao seu tamanho original”.

Apoio esta iniciativa por diversos motivos – pessoais e científicos. Por muito tempo fui “buscadora borboleta” quanto às questões da vida além da vida cartesiana, materialista, newtoniana.

As religiões nunca satisfizeram minhas perguntas. Apesar do berço apostólico romano, desde os 13 anos naveguei por diversas religiões, filosofias, correntes esotéricas – sem consumo de drogas rsrs. Yoga, Tai chi chuan, Meditação, Espiritismo, Cabala, Gnose, I Ching, Astrologia, Reiki...

Por outro lado, tendo me formado em Engenharia, e tendo sido pesquisadora por vários anos (Oceanógrafa), sempre me faltava a abordagem científica da multidimensionalidade, das bioenergias, do parapsiquismo. Até que conheci a Conscienciologia e todo o misticismo foi suplantado. Hoje sou voluntária e pesquisadora do Intercampi Recife (Associação Internacional dos Campi de Conscienciologia), onde encontro a abordagem científica destas questões. Em vários estados, ocorre a inserção de palestra conscienciológica nos cursos de Medicina, nas disciplinas chamadas “Saúde e Espiritualidade”.

Agora, mesmo não sendo “Conscienciologia”, foi muito gratificante ver a inserção dos temas “energia”, “campos energéticos”, “chacras”, “meditação”, entre outros, numa disciplina “tradicional”, que também trouxe assuntos cartesianos. A forma aberta, não tendenciosa do professor foi muito positiva. E corajosa – os contrafluxos são inúmeros, dos religiosos, dos materialistas. Deixo a sugestão de inserir Conscienciologia no Hall de seus conteúdos, como alternativa de busca pela saúde integral (holossomática – física, energética, emocional e mental).

Penso que isso faz parte do processo de evolução da formação universitária. Anos atrás a medicina rejeitava a acupuntura. Hoje quer que seja exclusividade de atuação dos médicos...é de deixar-nos atônitos. Inúmeros são os registros de “curas inexplicáveis” e várias são as evidências das limitações da medicina “tradicional”. Já era tempo da mudança de paradigma começar a ocorrer. Deve haver espaço no meio universitário para este debate. Viva as PIC! Bravo para Atividades Integradas em Saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário