domingo, 17 de fevereiro de 2019

Sobre o sentimento de vazio... e felicidade


Assisti a um vídeo que o autor fala sobre a felicidade só poder ser encontrada dentro de nós...

Sim, a felicidade não está no externo a nós. Só pode se instalar realmente de dentro pra fora. Claro que as condições externas ajudam! Mas quantas pessoas têm “tudo” ou tanto(!)... e não são felizes...

Tenho uma história de investimentos na busca da “felicidade”. Já escrevi artigos sobre Ela e um que gosto mais é sobre fugacidade versus propósito (http://claressencia.blogspot.com.br/2015/02/fugacidade-x-proposito-de-vida.html). Muitas vezes as pessoas confundem momentos fugazes com felicidade... Acham que a vida/felicidade é feita só de momentos.
Também defendi o verbete Autossuperação do Hedonismo https://www.youtube.com/watch?v=J1bf2bLQqTc&t=20s . Pesquisei e investi muito na Priorologia para minha existência. Escrevi meu Manual Pessoal de Prioridades (https://www.youtube.com/watch?v=7nvx4jUbFZ8&t=14s ). E experimentei, testei e ainda uso muitas pílulas de Inteligência Emocional (103 Pílulas de Inteligência Emocional). Até que finalmente cheguei na Autossustentação Afetiva https://www.youtube.com/watch?v=N3GYB7O4FLQ

...e ainda tenho muitas “camadas de cebola” a serem descascadas! J

É... o fato é que já andei muito “perdida” nesta vida... mas sempre buscando me encontrar. Foi necessário quase meio século de vida para chegar em um ponto de relativas boas conquistas evolutivas. E muitas ajudas, aportes, estudo, pesquisas, autopesquisas, interações, amor, dor, trabalho, planejamentos, empenho, determinação, e tantas pessoas e situações vividas, ao que tanto sou grata! Meu pote de gratidão é bem cheio! (https://inteligenciaemocionalatodos.blogspot.com/2017/08/tecnica-do-pote-da-gratidao.html)

Hoje me considero uma pessoa privilegiada e feliz. E em minhas vivências, 5 pontos são cruciais para esta condição:

1)      Propósito. A certeza de que estamos aqui para evoluir, com propósitos mais ou menos específicos – nunca engessados – uma programação existencial, planejada antes da ressoma; eu não acredito, eu tenho certeza! Não tenho religião. Mas considero com cientificidade o Paradigma Consciencial (https://claressencia.blogspot.com/2017/04/o-que-e-conscienciologia-pequena-sintese.html ).
2)      Priorização. A esta altura da vida, sinto que estou no trilho desta programação. Vivo de acordo com meus valores. Minhas escolhas e priorizações são fiéis a mim mesma, ao foco da autoevolução.
3)      Interassistência. Quando ajudamos alguém, somos o primeiro a ser beneficiado. Meu foco é evolutivo e interassistencial, e sinto que estou conseguindo realizar aquilo a que me predispus. Ajudar um pouquinho a tornar nossa sociedade melhor, faz parte desta programação. Ganho duas vezes: estar cumprindo minha missão, e o bem estar imensurável de poder ajudar. Sou voluntária desde 13-14 anos de idade. Aliás, voluntariado é remédio para muitas dores da alma!
4)      Autoconhecimento. Os contínuos investimentos na autopesquisa, para a partir do autoconhecimento, buscar me melhorar, reciclar o necessário, superar as limitações e dificuldades. Evoluir!
5)      Autoaceitação. Respeitar e aceitar as limitações, os modos, e o tempo, meus e de todos.

Claro que as crises e conflitos aparecem! As facetas negativas prevalecem. Cometo erros. Mas caio e levanto. Às vezes demora mais, outras menos. Estou longe do nível máximo do Serenão – modelo evolutivo - neste planeta. Mas a convicção de que todos chegaremos lá renova minhas forças.

Cabe a cada um encontrar o seu propósito, a partir do profundo autoconhecimento, desenvolvendo autodiscernimento, ampliando conhecimentos, e evoluir, viver de acordo com seus valores e prioridades, sempre com flexibilidade. Cada um do seu jeito, no seu ritmo, não abrindo mão das interrelações, da interassistência e da intercompreensão... eis um exemplo de caminho para preencher o vazio existencial e encontrar a felicidade. E para isso, ferramentas e técnicas não faltam! Vide o Blog http://inteligenciaemocionalatodos.blogspot.com/

Um comentário:

Giovanni Prado disse...

Minha amiga, colega de trabalho e inspiradora do meu projeto "fluente em inglês algum dia desses", quero externar a minha felicidade e gratidão do acaso (existe isso?!) de nos linkarmos nessa fase da vida... É muito prazeiroso beber no pote de letras suaves com conteúdos fortes. Parece até um paradigma... né!? Mas é pura inspiração profunda... É isso mesmo, minha cara amiga, a felicidade é assim conquistada e fortalecida a cada vez que é compartilhada... Siga em frente ( ou melhor "go ahead") nesta tua linda jornada. Namastê!

Postar um comentário