sábado, 25 de abril de 2020

Reflexões sobre momento político no Brasil – renuncia de Moro ao cargo de Ministro.

Moro x Bolsonaro, um duelo sem inocentes | Bernardo Mello Franco ...

Escrevi estas reflexões a uma amiga que acreditava no governo Bolsonaro e decepcionou-se ante à saída de Moro, ficando em dúvidas em quem confiar (!) Escrevi sob uma perspectiva pessoal e superficial, apenas na intenção de ajudar a refletir e ponderar com base nos fatos.

“Amiga, na emoção perdemos a lucidez. Por isso invisto tanto na IE, pois sou sensível e emotiva. Venho melhorando ao longo dos anos, com muita autopesquisa, interassistência e outros investimentos evolutivos. Insisto na ampliação do discernimento, na racionalidade.

O que o seu colega escreveu sobre Bolsonaro, me deu a sensação dele estar falando de outra pessoa. “Dócil e maleável”? Quase infantil. Sobre sua dificuldade de mudar os seus sentimentos/pensamentos não é “ser volúvel”. É ter autocrítica, modéstia, ser aberta a exercitar a criticidade, o discernimento, a racionalidade, a neofilia. Ser capaz de repensar, voltar atrás, recuar, admitir desconstruir conceitos e equívocos, e reconstruir com mais sabedoria.


Por enquanto, não tenho dúvidas da hombridade de Moro, e desde o ano passado vim perdendo as poucas esperanças no governo Bolsonaro. Atente aos fatos. Aos exemplos. Não cair no “aquele eu o feio ama, bonito lhe parece”. Não se deixar levar pela necessidade de um ídolo/guru/salvador. Moro certamente não é perfeito, ninguém ali no Congresso é criança inocente, mas o ex-juiz deu incontáveis exemplos positivos – “as palavras convencem (e ele nem é bom com elas J), mas o exemplo arrasta”.

Eu tenho profunda admiração por este homem, até que me provem contrários. É outro nível de pessoa e de profissional. Mas não o idolatro. Mantenho os dois pés no chão. Aprendi que cada um age de acordo com seus valores e interesses e são poucos os seres amplamente abnegados.

Fatos fatos fatos: 27 anos como político medíocre....Sem elegância ou compostura nas falas e posicionamentos...Os filhos valem mais que o Brasil - está evidente desde o início do governo...os pontos positivos de Bolsonaro se perdem em um mar de indicadores negativos!

Fãs/fanáticos/ideólatras/partidários frequentemente ficam com opiniões parciais e distorcidas!

O que mais me dá indignação são as manipulações dos fatos, os paralogismos, sofismas, artimanhas da argumentação ilógica e falaciosa. E os fanatismos ideológicos que turvam a capacidade de análise imparcial e fortalecem as polaridades. A mídia e manipuladores de plantão usam suas armas para imporem suas supostas “verdades”. Uso o Princípio da Descrença e a criticidade continuamente. 

Empenho-me em ser uma “cética otimista cosmoética”, e me mantenho mandando as minhas melhores energias para todos – Bolsonaro, Moro, Lula, Dilma. “Que aconteça o melhor para todos” é meu mantra.
Apesar de ter como convicção de que somos consciências em evolução através de várias vidas e que existe uma lógica multidimensional, mesmo que nada disso fosse verdade, minhas escolhas de postura me ajudam a manter o equilíbrio.

Você tem um bom coração. É uma pessoa do bem. Quer ver o país crescer. É inteligentíssima. Chore tudo que tiver pra chorar, amiga! Depois, é levantar, sacodir a poeira e olhar com altivez para os desafios à frente. Espero que encontre seu caminho para ficar em paz, e dar o seu melhor para uma mudança positiva para você, e aos que puder alcançar – familiares, amigos, sociedade."

sábado, 11 de abril de 2020

E as pessoas ficaram em casa – um poema profundo neste tempo de COVID


Em tempos de reclusão/isolamento social, e tanto sofrimento por todo o planeta, o que fazer?

Recebi enxurradas de mensagens pelo Whatsaap. A grande maioria inútil, superficial, repetitiva, fake, polarizações políticas, preconceitos. Perdas de tempo que cortei, limitando meu acesso ao app, e evitando vídeos, áudios e longos artigos, que demandam mais tempo. Certamente perdi coisas boas, mas reuni em meu Facebook, as pérolas que recebi, entre as que abri.

Contudo, entre todas a mensagens, o poema a seguir me impactou profundamente, e gostaria de comentar. Oferece um conteúdo do que podemos fazer com este tempo. Destaquei o que achei mais sério, apesar de todos os pontos terem sua importância.

 
imagem do Blog de Kity O´Meara - https://the-daily-round.com/

E as pessoas ficaram em casa
Catherine O´Meara - poetisa americana, contemporânea, aposentada. 
Escreveu diante da crise do COVID.

E as pessoas ficaram em casa
E leram livros e ouviram
E descansaram e se exercitaram
E fizeram arte e brincaram
E aprenderam novas maneiras de ser
E pararam
E ouviram fundo
Alguém meditou
Alguém orou
Alguém dançou
Alguém conheceu sua sombra
E as pessoas começaram a pensar de forma diferente
E pessoas se curaram
E na ausência de pessoas que viviam de maneiras ignorantes,
Perigosas, sem sentido e sem coração,
Até a Terra começou a se curar
E quando o perigo terminou
E as pessoas se encontraram
Lamentaram pelas pessoas mortas
E fizeram novas escolhas
E sonharam com novas visões
E criaram novos modos de vida
E curaram a Terra completamente

Desde o início, vejo o momento como uma oportunidade sem igual de mudanças evolutivas. Para cada um de nós, e para o Planeta. Momento para reflexão e desconstruções de padrões, comportamentos e sentimentos ultrapassados, ressignificações, reciclagens intraconscienciais e existenciais. Evoluir!

Mudamos o mundo quando mudamos a nós mesmos, e evoluindo, podemos contribuir mais e melhor, para uma sociedade mais justa, universalista, fraterna e pacífica. Se cada um fizer sua parte, podemos ter uma nova realidade. Este é o cerne do poema: a ideia de uma postura individual construtiva, diante de algo que está fora do nosso controle, e além disso, ele alimenta a esperança de que tudo isso não somente vai passar, mas teremos um mundo ainda melhor.

Formação Católica - Escolhas na vida, tome a decisão correta

Neste momento, não há mais oportunidade para as tantas ofertas fúteis de “curtição” e “boa vida”. Não há mais tantos apelos de curtições vazias, e algumas perniciosas, mesmo. Não tem futebol, não tem shows de rebolados e vociferações de valores perniciosos, que alguns chamam de música, para as multidões carentes de agitação, adrenalina e impulsos umbilicais. Ainda restam muitos conteúdos fúteis na grande rede WWW, mas agora, estando sós, é nossa escolha qual site, qual link digitar. Sendo os momentos de entretenimento saudáveis, é tempo de descobrir novos prazeres – mais saudáveis, significativos, evolutivos, e reais.

Bom momento para identificar e superar as carências íntimas, refletir quais são as ilusões e os valores que possui, e promover uma correção de rota para si, rumo à autossustentabilidade pessoal em todas as áreas da vida – física, emocional, mental, energética. A consciência decide o que quer para si. E colhemos sempre o que plantamos.

Em Busca de Sentido - Candeia Mobile
Top!
Recomendação de leitura: Em busca de Sentido, de Viktor Frankl. Ele observou que as pessoas que mais e melhor sobreviviam nos campos de concentração da II Guerra, eram as que tinham um propósito, uma meta, para quando a guerra acabasse.

Então, vale a reflexão: o que você está fazendo hoje de significativo? O que quer colher em futuro próximo e distante? O que está fazendo hoje vai fazê-lo colher o que? Você já pensou nas coisas que vai fazer quando esta quarentena acabar? Quais são os valores pessoais por traz destes “desejos”?

Vivenciar o presente, sim. Mas que ele tenha significância, e sem deixar de ter um olho no futuro, construindo agora, com envolvimento e gratificação, o que queremos ver do amanhã, em todas as áreas da vida, com destaque para a saúde física, emocional, mental, para a autoevolução e para os relacionamentos saudáveis, em processo de interassistencialidade.

Pra fechar, outra pérola que recebi, made in Italy: https://youtu.be/tJwWfqOhI4g