quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Reclamações Bosch

Comprei uma geladeira da Bosch. Com 15 dias, deu problema. O Técnico fez quatro visistas. No dia seguinte, o problema voltava. Entre os espaços de tempo, fiquei a semana de carnaval sem geladeira! Transtornos, alimentos perdidos, chateações. A previsão de solução definitiva era para 30 dias. Tive que comprar outro refrigerador (que bom que pude faze-lo). Para recuperar meu prejuízo e incomodar a Bosch, na intenção de fazer a empresa melhorar o atendimento ao consumidor, movi um processo nas "pequenas causas". Não houve acordo, e a contestação do advogado da Bosch foi tão ultrajante, que redigi o documento abaixo para juntar ao processo. Mandei-o também para a Bosch, e compartilho aqui, para mater acesa a chama dos brasileiros que batalham por condições mais dignas perante as multinacionais.

CARTA ABERTA PARA ANEXAR AO PROCESSO No. 0001280-41.2010.xxxxxxx
Recife, 02.12.2010

Excelentíssimo Senhor Juiz:

Redijo este documento para contestar inserções não éticas, inverdades e depreciações à minha pessoa, apresentadas pelo advogado da Bosch no processo que submeti à Justiça, gerando-me ainda mais constrangimentos neste processo. Por favor, peço sua leitura atenta.

Esclareço preliminarmente os seguintes fatos não descritos em meu processo:

Minha motivação para mover tal reivindicação, além de resgatar meus desgastes, tempo e dinheiro gerado com meu trabalho, é fazer com que as empresas aprendam a respeitar o consumidor, oferecendo condições mínimas de atendimento, de qualidade de seus produtos e de sua assistência técnica. Apenas devolver o valor que paguei, como foi proposto, é o mínimo de meu direito. É por isso que é mais negócio manter produtos de má qualidade - Não gera prejuízo para o fabricante, somente mais lucro.
Sou Engenheira, não tenho conhecimentos amplos do Direito, mas entendo e admiro a sua lógica, cujas Leis tentam garantir a justiça, ideal pelo qual muitos brasileiros lutam, da forma que estiver ao seu alcance. E este processo é o que estava ao meu alcance, em pequena ação. Uma amiga advogada deu a forma aos fatos que apresentei. É aviltante a afirmação de que eu pretenderia "enriquecer ilicitamente".

A contestação apresentada pela Bosch é revoltante, com diversas inserções desrespeitosas, sarcásticas e definitivamente mentirosas, ignorando, inclusive, os fatos listados no processo e os documentos anexos. Abaixo, listo apenas algumas das inserções que chegou a me fazer perder as esperanças de ver nossa sociedade mais ética, vivenciando a justiça, o respeito e a cidadania. Se advogados usam estes termos e artifícios para distorcer a realidade em favor dos seus abastados clientes, é uma pena.

O documento traz na página dois, que "foi agendada visita técnica". Não. Foram feitas várias visitas técnicas, conforme guias de atendimento anexadas ao processo. A geladeira era "reparada", e no dia seguinte voltava a parar. Após a quarta visita, o próprio técnico disse que não sabia o que estava acontecendo.
Ainda na página 2, insinua que minha forma de uso danificou a geladeira. Quero dizer que a anterior continua funcionando com quem a recebeu e a nova não apresentou nenhum problema.
Na página 3, diz que eu não permiti o reparo! Foram feitos vários reparos, como falei. Pior, cita-me como ser a culpada "A prova de ser culpa do consumidor".
Na página 4, nova inverdade: "foi atendido pela empresa, mesmo fora do prazo de garantia". Informo que a dita geladeira ainda está na garantia até o ano que vem, conforme nota fiscal anexa a este processo.
Agora, a pior parte, na página 7 foi "A Requerente pretende deliberadamente enriquecer-se ilicitamente através do instituto do dano moral". Não consigo traduzir minha revolta ante esta colocação. Chego a pensar se não me daria margem a mover uma ação por "calúnia e difamação". Sou uma cidadã. Cumpro com meus deveres. Pago meus impostos todos, sirvo ao Estado de Pernambuco com extrema dedicação e ética!

Senhor Juiz, sou lesada em meus direitos e vem-me um julgamento deste? O valor, inclusive, não me enriquece. Mas me é devido. Meus "aborrecimentos" valeriam até mais que o valor da causa, onde, em sua maior parte, aliás, saiu do meu bolso para a conta da Bosch e da Laser, sem falar nas dificuldades e gastos geradas com a alimentação familiar. Felizmente, vivo em condição privilegiada, onde o prejuízo financeiro foi pequeno, e pode ser resolvido com a compra de um novo refrigerador. Como ficam as pessoas da classe pobre? Sem geladeira, não é mesmo? Lesados financeiramente; às vezes com o favor dos vizinhos. Enquanto os milionários, fabricantes e lojistas, acham nada de mais, ficar 15 ou 30 dias sem um "bem não essencial".

Não são os consumidores lesados que trazem mencionada "morosidade à justiça", mas os empresários que não respeitam seus clientes e geram esta "indústria de processos", preferindo pagar advogados para causarem a dita morosidade nos processos e, pior, mais constrangimentos nos consumidores com até mentiras e difamações.

Grata pela atenção.

Atenciosamente,

Clara Emilie Boeckmann Vieira
Brasileira, cidadã, mãe, servidora pública, Voluntária.

20 comentários:

Anônimo disse...

Tive o mesmo problema com o mesmo produto... solução após 9 visitas técnicas com reparos no refrigerador foi a devolução do valor pela loja, o que se deu em razão da garantia estendida que contratei por mais 2 anos (minha sorte) senão tinha arcado com o prejuízo já que o produto apresentou problemas já na garantia normal de 1 ano. Jamais recomendarei a compra deste refrigerador.

Anônimo disse...

Olá também estou vivendo essa triste história

Comprei uma geladeira BOSCH - KDN 48 em 03 de setembro de 2007 no valor de R$ 2.100,00.

No dia 02 de junho de 2008 constatei que a geladeira fazia muitos barulhos (altos) o que não acontecia com utros aparelhos que verifiquei. Fiz contato com a assistência técnica da BOSCH que me informou (em visita) que esses barulhos eram normais do produto.

No dia 23 de fevereiro de 2010 fiz novamente um chamado para a assistência técnica pois a geladeira deixou de funcionar, informando inclusive do prejuízo sofrido com a perda de produtos.

O técnico da empresa COMPETENCE (Guarulhos) informou que a geladeira estava com um vazamento no EVAPORADOR e que o mesmo deveria ser trocado, deixando-me um orçamento de $ 650,00 para o conserto.

Entrei em contato com o SAC da BOSCH manifestando meu descontentamento com o produto e questionando o problema que ocorreu com uma geladeira com apenas 2 anos de uso.

Deixei claro que havia perdido tudo que estava dentro da geladeira e que estava em uma situação difícil por ter criança pequena em casa e não ter como ficar ser geladeira. Tenho guardado várias notas fiscais de compras de mercado que comprovam as perdas de alimentos.

Também informei a BOSCH que eu havia acionado a assistência técnica da MARITIMA (seguros) e que este outro técnico claramente me informou que o problema não estava no EVAPORADOR e que a troca deste item não resolveria o problema pois tratava-se de um vazamento interno (defeito de fabricação) e que esta geladeira não teria conserto (o mesmo até se recusou a executar o serviço por não ter como garantir o funcionamento do equipamento) deixando um relatório informando isso.

Após vários dias sem solução, sem atenção e sem geladeira e depois de muito desgaste com o SAC da BOSCH (que apenas anota as reclamação mas nada resolve) foi me concedido um desconto para a realização do conserto sendo que a assistência técnica garantiria o bom funcionamento do equipamento

Não podendo mais ficar sem a geladeira e cansada de tanto ser enrolada autorizei o serviço que foi realizado e devidamente pago no dia 02 de março de 2010, pois não teria outra alternativa senão concordar com o valor (Garantia de Serviço nº 83327 da OS nº 6141)
No dia 06 de março de 2010 novamente a geladeira deixou de funcionar. Novamente entrei em contato com a assistência técnica que em visita disse apenas que o técnico que efetuou o serviço havia esquecido de colocar um isolador (OS nº 6239 de 07/03/2010)

Porém a colocação desse isolador não resolveu o problema e continuei sem solução e sem geladeira.

Novamente uma visita técnica constatou um entupimento de óleo e umidade no sistema.

Depois de poucos dias a geladeira parou de funcionar novamente e os técnicos precisaram fazer a troca do FUSIVEL TÉRMICO (OS nº 6299 de 12/03/2010).

Depois desta visita constatei que os técnicos haviam amassado a porta do refrigerador e tive que brigar muito para que essa porta fosse trocada.

Realmente...... a Bosch bateu o recorde de CONTATO..... tenho até agora um total de 6 visitas entre técnicos e inspetor....sempre corrigindo um PROBLEMINHA PENDENTE OU MAL FEITO da visita anterior....

Porém

Vejam que maravilha....

Hoje, 13 de fevereiro de 2011..... minha Geladeira parou de funcionar novamente....

Exatamente como previu o técnico da Marítima (CONFORME LAUDO QUE TENHO GUARDADO) que disse ha um ano atrás que não adiantava a Bosch ficar arrumando o que NÃO TEM CONSERTO.....

NOVAMENTE ESTOU SEM GELADEIRA.....

E AGORA?????? CADE A GARANTIA BOSCH....

O que eu faço??????

QUANTO TEMPO MAIS TEREI QUE ESPERAR PARA QUE ELES ENTENDAM QUE A GELADEIRA ESTÁ CONDENADA????

Eduardo disse...

Isso é Bosch !!!
E cuidado, Bosch, GE, Dako, Continental e Mabe são todas do mesmo grupo.
Muito cuidado na hora de escolher sua próxima marca.
Quer saber mais? Estamos nos organizando para reaver nosso respeito através desta comunidade: www.digiplanet.com.br
Junte-se à nós.

Anônimo disse...

nossa fiquei chocada com o seu caso....tmbm tive problemas com o refrigerador bosch,ainda na garantia,tive umas 6 visitas de tecnico e ninguem resolvia o problema,arrumavam e no dia seguinte voltava o problema,a geladeira simplesmente nao fazia o q devia q era refrigerar,fiquei 3 messes sem refrigerador,ate q nao aguentei mais tanto desrespeito e comprei outro,claro de outra marca...e voce teve algum sucesso depois dessa carta ao juiz,voce chegou a correr atras de seus direitos novamente????....

Anônimo disse...

Já saiu a sentença da justiça. Achei justa. Cobriu valor das duas geladeiras. Estou aguardando se vão entrar com recurso. Meu objetivo foi atingido: dar prejuízo, para que invistam mais na qualidade. Apenas trocar o objeto quando prejudica o consumidor, faz com que os fabricantes prefiram manter a má qualidade... Sucesso a todos nas suas ações por um atendimento decente neste país.

matildes disse...

tb passei pelo mesmo problema com a bosch, 1 mês a geladeira deu defeito, eu tinha uma pasta de ordem de serviço, até soldagem fizeram na geladeira nova.

Geyne disse...

Olá, comigo naum foi diferente, comprei um refrigerador BOSCH KDN43, há pouco mais de 2 anos, pense no desastre, todas as prateleiras estão quebradas, principalmente as da porta... o serviço autorizado naum tem as peças aqui em Fortaleza e tudo demora em torno de 20 dias, visitas, entrega de peças, etc. por favor naum comprem mais nada da BOSCH, pra mim foi realmente uma infeliz compra.

Anônimo disse...

Comprei também uma geladeira Bosch e tive os mesmos problemas citados acima. Em um ano que era garantia vieram mais de 10x para consertar. Depois de muita briga a bosch me deu mais uns meses de garantia e a geladeira continuou com os defeitos sem contar que todas as partes de dentro que deveriam ser de acrílico deve ser de um plástico bem vagabundo, pois em menos de 6 meses já tinha se quebrado o porta iogurte/margarina, as gavetas de legumes e até a própria geladeira na parte de baixo digamos"chão" por dentro o plastico está todo rachado. Péssima qualidade, péssimo atendimento. Lamentável!!!!!!

Anônimo disse...

Comprei um disco de cortar porcelanato e no quarto piso perdeu o corte levei na garantia e foi falado que o dico tava normal mas era visivel foi para garantia e não me reporão o disco essa marca deixa a dezejar weliton.damazio@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Tambem tenho um refrigerador Bosch com esses mesmos problemas, todas as prateleiras estao quebradas, a geladeira vive parando e a assistencia tecnica e pessima, posso falar isso pois a assitencia passou por aqui varias vezes, e o pior, nao ha assistencia aqui na minha cidade entao tenho que pagar so para eles virem aqui, sem falar no SAC, BOCSH NUNCA MAIS!!!

Anônimo disse...

tambem faço parte desses consumidores lesados.
Comprei uma geladeira em julho de 2008.Agora para minha surpresa não funciona.Todas as partes de dentro estão quebradas. Ganho pouco mais de 1 salario minimo, e não tenho condição de comprar outra geladeira. Todos os alimentos tive que jogar fora.

Anônimo disse...

Então vamos abrir uma comunidade Bosch nunca mais,pois mandei um e-mail pra eles até hoje não obtive resposta,pois a geladeira da minha sogra simplesmente parou de funcionar,não houve técnico que descobrisse o problema,a geladeira tinha apenas um ano,conclusão final de ano sem geladeira,teve que comprar outra,e a beleza da Bosch ta encostada.

Anônimo disse...

É uma grande porcaria mesmo,desmancha os plásticos todos não sobra nada uma vergonha para Bosch,eu não indico pra ninguém,e se tiver em uma loja e ver alguém escolher Bosch eu digo pra trocar e comprar uma Brastemp essa sim tem qualidade...

Carla Lins disse...

Também tenho tido problemas com a Bosh em relação ao meu fogão, o forno não funciona direito, faz dois anos que venho reclamando e tentando consertá-lo, quando é agora me dizem que o fogão tem mais de 5 anos e não garantem mais peças, então devo descartá-lo. É isso que vou fazer, mas vou colocá-lo na calçada da rua com uma placa enorme dizendo que a Bosh é uma Bosta, produto ruim e atendimento pior ainda, nunca mais compro um produto sequer dessa marca e ainda vou espalhar para o máximo de pessoas que consegui, a porcaria que é a Bosh.

Anônimo disse...

Mirian março 2012
Minha geladeira Bosch já parou duas vezes a primeira o tecnico disse que como ela gela muito eu teria que desligar ela para descongelar o duto e ela voltaria a funcionar. ela melhorou por um tempo, agora novamente chamei o tecnico e primeiro ele disse que nao tinha nada, em seguida abriu ela de novo e disse que tem um pequeno vazamento e que custará 550,00. vou comprar outro e bosch NUNCA MAIS!!!!!

angel disse...

Comprei uma geladeira bosch a 4 anos, ela ja pifou duas vezes, a primeira o tecnico teve que trocar tudo e agora na segunda a geladeira decidiu pifar assim que acabou a garantia, não se troca geladeira de 2 em 2 anos, geladeira não é uma coisa descartável, queria muito, álias, quero muito que a empresa entre em contato comigo, não é possivel que vendam um elétro e recebam tantas reclamaçoes. Eu não irei ficar no prejuízo, contratei advogado e entrarei com um processo se caso nao entrarem em nenhum tipo de contato.

tenha uma boa noite.

Anônimo disse...

rose 09 de maio 2012.
Infelizmente estou com o mesmo problema a tres meses, já chamei a assistencia tecnica 3 vezes, e até o proprio tecnico falou que sua geladeira tbem é bosch e ele não consegue consertá la. estamos perdidos , já liguei para a fabrica e eles me falaram que tenho que ficar tentado consertar e o pior fico pagando 500,00 num serviço que não dura nem 1 mês. é muito desaforo, a marca fun kitchen tbem é uma furada tenho uma maquina de fazer pão desta marca e ninguem para consertar, o shoping time me ligou e falou que iria passar no meu email o local que devo enviar para consertar em sta catarina , estou aguardando já 2 meses este email, na hora de vender são rapidinhos mas para o conserto espere sentado ou deitado. estas duas marcas nunca mais.

VANILE CHOCOLATARIA disse...

Bosh ... Encomodo constante aos consumidores ...

Bem , desde que comprei a geladeira da bosh ela já veio com problemas , veio amassada a lateral , liguei na bosh me disseram que era problema da loja que me vendeu pois não transportaram com os devidos cuidados , fui até a loja falaram que receberam a geladeira dessa forma e que a culpa era da bosh , ficaram nesse empurra , empurra , Para evitar encomodos achei melhor deixar para lá , foi onde cometi meu pior erro , pois o pior ainda estava por vir . Com menos de um mês de uso , já estavamos todos dormindo , quando acordamos com um barulhão , levantamos todos assustados , pois nessa hora passa de tudo na cabeça , achei que estavam tentando arrombar minha casa para roubar , e para minha surpresa aquele barulhão era da geladeira , dai em diante foram problemas em cima de problemas , a geladeira vaza uma água constante por baixo , tive que improvisar colocando um potinho de cozinha , e sempre estou esvaziando , se não minha cozinha vira um lago , além dos barulhos constantes e vazamentos , percebi que a borracha da porta não tinha muita aderência , entrei novamente em contato , e não tive sucesso , mais uma vez resolvi deixar para lá , pois não estava em condições de me encomodar no momento , e meu orçamento não me permitia colocar essa geladeira no lixo e comprar outra , pois se tivesse dinheiro era isso que teria feito . E finalmente para fechar com chave de ouro essa aquisição desastrosa que eu fiz , semana passada fui a supermercado fazer minha compra mensal , como de habito fiz minha compra guardei as coisas devidamente em seus lugares as que precisavam ser guardadas no freezer , e as que precisavam ser guardadas no refrigerador . Percebi que na parte do refrigerador estava estranho , cheguei a achar que era mal contato da tomada , fiz as mudanças necessárias para não ter problemas da geladeira desligar . Seguindo a semana quando foi na segunda feira agora tive que me ausentar um dia e meio de casa , quando cheguei em casa que abri minha geladeira , subiu um cheiro muito desagradável , as comidas que estava ali guardadas estragaram tudo , meu maior medo seria o freezer que , quando eu abri senti vontade de chorar , pois trabalho o mês inteiro , ganho meu dinheiro suado , faço minha compra na estica para ver tudo indo para o lixo , pois estavam estragadas , liguei minha geladeira em outras tomadas e percebi que a geladeira tinha parado de funcionar , Um dia depois o freezer voltou a funcionar , mais o refrigerador não , então venho por meio desta reclamação pedir que resolvam esse problema , e já adianto que não aceitarei mais desculpas , pois cheguei no meu limite , trabalhei paguei a geladeira que não foi barata e quero um produto de qualidade , coisa que a bosh em nenhum momento teve , Portanto virem se , pois depois dessa carta se eu não tiver nenhum retorno satisfatório , irei sim até o fim atrás dos meu direitos , não abrirei mais mão disso ... Se é para me encomodar ,vou até o extremo . E espero um retorno rápido pois não posso ficar sem geladeira ...

karol cordeiro disse...

Bosh ... Encomodo constante aos consumidores ...

Bem , desde que comprei a geladeira da bosh ela já veio com problemas , veio amassada a lateral , liguei na bosh me disseram que era problema da loja que me vendeu pois não transportaram com os devidos cuidados , fui até a loja falaram que receberam a geladeira dessa forma e que a culpa era da bosh , ficaram nesse empurra , empurra , Para evitar encomodos achei melhor deixar para lá , foi onde cometi meu pior erro , pois o pior ainda estava por vir . Com menos de um mês de uso , já estavamos todos dormindo , quando acordamos com um barulhão , levantamos todos assustados , pois nessa hora passa de tudo na cabeça , achei que estavam tentando arrombar minha casa para roubar , e para minha surpresa aquele barulhão era da geladeira , dai em diante foram problemas em cima de problemas , a geladeira vaza uma água constante por baixo , tive que improvisar colocando um potinho de cozinha , e sempre estou esvaziando , se não minha cozinha vira um lago , além dos barulhos constantes e vazamentos , percebi que a borracha da porta não tinha muita aderência , entrei novamente em contato , e não tive sucesso , mais uma vez resolvi deixar para lá , pois não estava em condições de me encomodar no momento , e meu orçamento não me permitia colocar essa geladeira no lixo e comprar outra , pois se tivesse dinheiro era isso que teria feito . E finalmente para fechar com chave de ouro essa aquisição desastrosa que eu fiz , semana passada fui a supermercado fazer minha compra mensal , como de habito fiz minha compra guardei as coisas devidamente em seus lugares as que precisavam ser guardadas no freezer , e as que precisavam ser guardadas no refrigerador . Percebi que na parte do refrigerador estava estranho , cheguei a achar que era mal contato da tomada , fiz as mudanças necessárias para não ter problemas da geladeira desligar . Seguindo a semana quando foi na segunda feira agora tive que me ausentar um dia e meio de casa , quando cheguei em casa que abri minha geladeira , subiu um cheiro muito desagradável , as comidas que estava ali guardadas estragaram tudo , meu maior medo seria o freezer que , quando eu abri senti vontade de chorar , pois trabalho o mês inteiro , ganho meu dinheiro suado , faço minha compra na estica para ver tudo indo para o lixo , pois estavam estragadas , liguei minha geladeira em outras tomadas e percebi que a geladeira tinha parado de funcionar , Um dia depois o freezer voltou a funcionar , mais o refrigerador não , então venho por meio desta reclamação pedir que resolvam esse problema , e já adianto que não aceitarei mais desculpas , pois cheguei no meu limite , trabalhei paguei a geladeira que não foi barata e quero um produto de qualidade , coisa que a bosh em nenhum momento teve , Portanto virem se , pois depois dessa carta se eu não tiver nenhum retorno satisfatório , irei sim até o fim atrás dos meu direitos , não abrirei mais mão disso ... Se é para me encomodar ,vou até o extremo . E espero um retorno rápido pois não posso ficar sem geladeira ...

Unknown disse...

Comprei uma geladeira a 4 anos , lamentável vou ter que comprar outra o mesmo problema do pessoal perdi muitas coisas vive mais desligada sem condições o mais triste é que eu tinha uma geladeira velha mas ótima troquei somente porque ela estava velhinha me arrependi até o último fio de cabelo marca horrível essa Bosch não comprem .

Postar um comentário