domingo, 28 de outubro de 2018

MAXIDISSIDÊNCIA





#PTNão + #EleNão + #indefensáveisNão = Dissidência +Voto Nulo  + "Na dúvida abstenha-se".
Hoje, dia de eleições no Brasil, diante da maior dicotomia já vista entre brasileiros, que nas suas defesas se abstraem de incontáveis sujeiras de seus idolatrados candidatos;

Hoje, diante dos radicais e dos mais “moderados”, que mesmo sendo mais comedidos, defendem ou são lenientes com as sujeiras de seu escolhido “menos ruim”;
ROMPO com toda e qualquer ideologia partidária. Com todos os antigos companheiros, com a militância de esquerda, com os grupos radicais, com as irracionalidades em nome de uma finalidade nobre.

A História mostrou que não é partido nem bandeira que garante dignidade na liderança de um governo. Vide a História de tantos países! Alguns, de nossa época, e que não precisamos de livros pra saber!

É o caráter e intenções dos líderes que ditam os acontecimentos. E a capacidade de manifestação do povo, de acordo com sua cultura, seus valores. Democracia tem sido uma palavra ao vento no Brasil, que encontra-se no buraco! Um partido de esquerda (que começou bem) jogou a população inteira no buraco! A violência cresceu geometricamente. Professores (que tanto defendem o partido) nunca foram tão agredidos nas escolas! Perdemos a liberdade de dar uma volta na praia sem o risco de sofrer violência (vide eu, às 16h, esmurrada à linha d’água da praia).

CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS!

Agora posso declarar abertamente meu voto nulo. Que cada um tenha feito a sua escolha de maneira consciente. Seja pelos seus ídolos, seja por julgarem menos ruim.
Agora posso justificar, sem medo de convencer ninguém de nada – tudo que postei foi para contrapontear argumentos que eu não julguei coerentes. Com o nulo, mando minha mensagem ao eleito, de que, da próxima vez, votarei contra ele, se não atender suas obrigações. E tenho certeza de que, na próxima eleição, teremos algo defensável. Além disso, me manterei trabalhando, mão na massa, pela melhoria da Educação no Brasil.

ROMPO. Adeus queridas pessoas de “luta” de outrora. Adeus bandeiras, adeus Bella Ciao.
Meus empenhos agora se voltam para a evolução da consciência. Pelo fortalecimento dos valores da Cosmoética. Não dá pra ser Universalista empunhando uma bandeira. Não dá falar de paz indo para a “luta”. Não dá pra falar de Igualdade rotulando ou xingando o que pensar diferente de mim.

Pela última vez, meus queridos antigos companheiros, não tentem me convencer a voltar à militância com vocês. Chega! Estou contribuindo para a justiça social de outra maneira. Sem bandeiras, sem partido, sem comícios, sem gritos, sem discursos, sem embates de palavras, sem leniências, sem condenar quem não concordar comigo.
“Se PARTIDO fosse uma coisa boa, se chamava INTEIRO” Malu Balona.

ROMPO.O processo começou antes desta ressoma, e se intensificou há 4 anos. Não me transformei repentinamente. São décadas! Fica o convite a quem quiser também ser dissidente, queridos velhos companheiros/camaradas de tantas “lutas”.  Manterei o respeito e intercompreensão convosco.

Intercompreensão, Respeito, binômio admiração-discordância, Discernimento, Cosmoética, Maxifraternidade, Universalismo, Interassistência. São algumas das palavras que substituem minha antiga ideologia. Minhas bolorentas bandeiras foram recicladas. Estou em liberdade! E sempre pronta para estender uma mão ao resgate. J

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Meu posicionamento político - out/2018



Pena que não escaparei de ser rotulada, na melhor hipótese, de cega ou ingênua... Um dia, as pessoas conseguirão debater as ideias com imparcialidade e mais discernimento.

“Enxergar o óbvio não percebido diante do nosso nariz, requer constante esforço” George Owell
Estamos em um momento muito difícil na política do país. Dois candidatos reprováveis, e pessoas se indispondo com outras na defesa do indefensável. Cada um com sua “hipótese favorita”. Agressões de ambos os lados – Esquerda e Direita. E quando reconhecem que seu favorito é ruim, vêm com um argumento do tipo “mas o outro é pior”. E o pior mesmo, é personalizar, atacar, rotular, denegrir, o outro que pensa diferente.
Sim: Bolsonaro é execrável em diversos aspectos. É o oposto a vários de meus valores. Não tentem me convencer a votar nele. Mas por favor, não venham também tentar me convencer que seu oponente Haddad tenha algum valor. E como os bolsonaristas não insistem em me convencer a votar nele, esta mensagem é para os defensores do Haddad. Para que eu não precise repetir os meus motivos, às pessoas que amo e admiro, que eventualmente defendam este candidato ou partido, sinteticamente, minha rejeição ao Haddad está nos seguintes principais motivos (poderias lhes dar 50, e detalhar cada item):
1.      Não voto por ideologia; não me conforta o “rouba, mas faz”;
2.      Não voto em indiciados – sou pró ficha limpa; e sou contra instâncias subsequentes. O candidato já tem vários processos em investigação;
3.      O Haddad foi várias vezes na cadeia, se consultar com o Lula (presidiário¹) e enaltece-o em todos os discursos e debates, anunciando sua libertação . Slogan “Lula é Haddad, ...”.. Como pensar que ele seja um “novo PT”? O Programa do PT está cheio de apologias ao Lula. Não voto em um candidato que se consulta e defende um ficha suja;
4.      Os fatos estão mais que comprovados sobre os crimes de corrupção do partido. Dá-me agonia quem fala “ele não sabia de nada”;
5.      Tenho certeza: Lula se perdeu e roubou sim. Sabia sim. Articulou corrupção, sim!
6.      Não vejo que o Brasil melhorou com o PT: Educação, Saúde e Violência estão piores! O que melhorou não compensa os tantos desmandos e corrupções!
7.      Dá-me repulsa o uso de manipulações e maquiagens. Primeiro “Haddad é Lula”, agora estão no outro extremo – sem Lula e mudando até as cores e símbolos da campanha!
8.      A falta de escrúpulos, as mentiras, o cinismo, e as maquiagens das falas e ações de campanha;
9.      O referido candidato foi dos piores prefeitos de SP. Não foi reeleito! Índice de mais de 40% de rejeição... estão fazendo maquiagens para negar os fatos... haja maquiagem!
10.   Inteligente? “Preparado”? Fala bonito? Esqueceram o Collor?
11.   Programa de Governo não garante nada (Lula prometeu fazer a reforma política, a tributária, não criar cargos, não fazer reformas...) Bla bla bla...
12.   O criticar a operação lava-jato, que dizem só atuar sobre o PT... mas quando pegaram os “não queridos”, não conta. Eterna visão parcial e passional.
Tudo bem criticar o Bolsonaro... ele dá realmente mil motivos. Mas defender Haddad e PT... caramba. Dá-me calafrios!
Contudo, vamos rever, ao menos, o "mantra" do fascismo... aliás incompatível com o liberalismo... Segue dica de artigo: Não é o avanço do Fascismo o que está acontecendo no Brasil.
Acrescento mensagem que não pude deixar de enviar a amigas que insistiam em defender o Haddad...
Queridas,
o PT fez coisas boas sim, marcadamente no primeiro mandato Lula. Mas por mais que citem índices técnicos e “prêmios”, contra fatos reais, não há argumentos. É muito fácil, de nossas confortáveis cadeiras, confiar nestas informações.
Como voluntária de diferentes organizações eu “passeio” pelos subúrbios da nossa cidade (e anos atrás, pelo sertão sofrido) há 35 anos. Neste período, sem e com PT, constato uma crescente degeneração de valores, da qualidade da educação, da saúde pública e da segurança, com absurdo incremento das drogas e da violência. Óbvio que há positivismos pontuais, mas não significativos! E não sobrepujam os ilícitos deste partido. O social precisa compor atenção política, isso é óbvio às pessoas de bem. Só não vejo que o PT possa fazer o melhor pelo país neste sentido. Para mim está claro que o plano de poder é muito mais importante. Se não, teria feito outras coligações para esta eleição. Ou indicado outro candidato. Minha gente, Haddad teve mais de 40% de rejeição como único cargo de governar (prefeito) que ocupou. Não foi reeleito! Não adianta colocar maquiagem...
É lamentável a criação das fabulações, das hipóteses exageradas, o uso de mentiras, distorções, recortes e manipulações, para defenderem estes políticos aí, indefensáveis. E agora falo de ambos. E o pior, pessoas queridas se agridem mutuamente, se um não concordar com o outro. Meu consolo é saber que vocês, minhas amigas, são pessoas honestas, de bem, e querem o melhor para o país, ainda que eu discorde de algumas de suas “verdades”.
Tenho horror a Bolsonaro, mas as fabulações do que acontecerá se ele for eleito são de extremo exagero, e até ilógicas. Só pra citar alguns contrapontos, os tantos anos de participação de Bolsonaro no Congresso demonstram que ele não tem a mínima competência, e nem poder. E não acho que ele poderia “fechar o congresso” para governar. Tampouco o seu vice, que além do mais, é um aposentado. Outra coisa esquisita, é o mantra “fascista” onde há uma clara banalização do termo, e, ademais, um candidato liberal não é compatível com fascismo. Melhor apontar as críticas lícitas, que ele faz jus. Na minha visão, a maioria dos votos a ele são mais dos contrários ao PT, do que fãs do Bolsonaro. Concordo com a afirmação “Foi o PT que criou o Bolsonaro”.
Posto um vídeo e um pequeno texto, para reflexão e acalmia. Tenho confiança que 200 milhões se manifestarão frente a qualquer absurdo que venha a surgir, seja qual for o eleito. Se tem uma coisa boa sinalizando agora, é que os brasileiros saíram da zona de silêncio político. No mais, eu gostaria de ver mais gente engajada em mão na massa pelos menos favorecidos, voluntariando nas centenas de organizações sociais, do que reclamando nas suas cadeiras. “O menos doente ajuda o mais doente”. Se quiserem, estou precisando de ajuda na Educavida, onde os talentos de vocês frutificariam.
Bom final de semana.
Bjos,
Clara.

Comentários extras


...há que se usar da heurísitca e outros recursos, para ver perspectivas diferentes. Há que se evitar os paralogismos. A tecla de "fascismo", não cola para mim. Vejo como uma banalização do termo. Surpreende-me as hiperestimações dos poderes do Bolsonaro. Ele é ruim, mas quem leu Mein Kampf sabe que ele não é um Hitler. Para mim os dois candidatos são indefensáveis. Esta é minha posição. E a intenção do post acima foi contra os maniqueísmos onipresentes. E afinal, será nossa classe, que decidirá a eleição? 
...
Espero que um dia possamos viver realmente numa democracia. Na minha perspectiva, somos todos massas de manobra de políticos que só defendem seus próprios interesses, fazendo um mínimo de atendimento ao povo, que ao longo dos 35 anos de voluntariado em minha vida, vi de perto que só fez se degenerar nas classes mais baixas. Valores, Saúde, Educação e violência só pioraram. E posso afirmar que não foi somente nos últimos dois anos. Lula começou bem... mas terminou, e demoradamente, muito mal. Inclusive sua marionete anterior sequer conseguiu se reeleger para senadora. 
 E somente o voto não é prova de Democracia, ...E um partido que se autodenomina de representante da democracia não vai me convencer por argumentum ad nauseum...

sábado, 29 de setembro de 2018

Incomoda-me o momento político... incomoda-me o...


Um desabafo com propostas de soluções

Incomoda-me meu filho querido querendo mudar de país, e amigos e familiares rompendo relações em defesa de seus “salvadores”... os radicalismos, maniqueísmos e intolerâncias.

Incomoda-me...
A cultura da crença no salvador; a cultura da acomodação; a cultura da falta de participação cidadã, onde cidadania é só teoria, bla bla bla – fala-se muito e pratica-se pouco ou nada; a falta de cultura do voluntariado; a falta de disponibilidade para ajudar outras pessoas mais carentes que si; a cultura do “faça o que eu digo mas não faça o que eu faço”; a cultura de levar vantagem em tudo; o “deixa pra lá”; a cultura de criticar os políticos, que a culpa é deles, mas praticarem pequenas corrupções... na proporção que consegue dentro do mundinho em que vive.

A baixa qualidade da Educação, em todas as esferas públicas, e também em muitas das instituições privadas! A falta de cultura do conhecimento; a falta do hábito de ler – mesmo entre os que estiveram/estão em boas escolas; a idolatria à “vida boa” do hedonismo; o barulho denominado música ou  “expressão cultural” (“Conhece-se um povo pela sua música” – Confúcio); a TV idiota; os idiotismos culturais; a predominância do machismo; a homofobia; o desrespeito ao planeta; o baixo nível de discernimento; as falácias sem lógica, paralogismos; a inoperância daqueles “menos doentes”.

"O que mais preocupa não é o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons." (Martin Luther King)

Incomoda-me a ideologia bonita, teoria sem prática. Palavra sem ação.
E ainda há quem seja patriota; que se orgulhe de ser brasileiro...

Claro que tem gente boa. Gente do bem. Gente que faz. Gente trabalhadora. Gente honesta. Aspectos culturais positivos... Esperança!

Mas qual a realidade da maioria? O que predomina hoje?
Maioria que se traduz nos políticos eleitos – seja por ignorância, ou distorção cognitiva. Como você escolhe em quem votar?

No âmbito pessoal, você, por exemplo, ajuda pessoas mais “doentes”, mais necessitadas que você? Doa o que já tem a mais em cognição ou de condições materiais/financeiras? Como você contribui na nossa sociedade brasileira, tão carente de tantas coisas essenciais à vida física e moral? Quantas pessoas que conhece o fazem?

Incomoda-me ver tanta gente com tantas condições de contribuir para um Brasil melhor, não ajudar em nada os mais “doentes”/carentes.

Soluções. E para não deixar de dar algumas sugestões, veja aqui, você leitor ou leitora, o tanto de opções que tem para contribuir, fazer diferença, ajudar a melhorar o Brasil e o Mundo:
      1.      Voluntariado. Ao menos 2 horas por semana em alguma instituição social. Em Recife: Hospital do Câncer, IMIP, Fundação Altino Ventura, AACD, entre dezenas de outras. Meu convite principal: www.educavida.org.br.
      2.      Doações. Todas as ONGs precisam de recursos financeiros. Se você não pode doar seu tempo, doe dinheiro! Abra mão ao menos de um cinema, para fazer uma doação. E se paga imposto de renda, saiba que pode transferir até 4% do paga ao Leão para alguma instituição!
      3.      Cidadania. Exercício de cidadania e participação política. Respeite as leis e normas. Cumpra com suas obrigações fiscais. Reflita sobre os seus candidatos. Converse sobre política, respeitando a opção do outro, sem tornar o debate pessoal. Participe de audiências públicas. Reclame nas ouvidorias. Denuncie no Ministério Público e demais canais. Reduza o consumismo. Jogue lixo nas lixeiras. Separe seu lixo para a reciclagem.
      4.       Você. E porque não incluir, cuidar melhor de si mesmo. Corpo, mente, emocional, espírito. Exercício físicos, alimentação equilibrada, hábito de ler... Investir na autoevolução! Inteligência emocional, Inteligência Evolutiva. Promover a autossuperação das limitações e conflitos pessoais e com os demais, melhorar a si, buscar a pacificação íntima, tornando-se uma pessoa melhor e mais feliz.

O único caminho é a Educação. Integral: cognitiva e consciencial. Para todos!

Perdoe o desabafo. Mas se concorda, deixe aqui seu comentário agregador, e  compartilhe estas reflexões e ideias.

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Porque vou votar em candidatos do Partido “Novo” ou qualquer outro novato:


Se não for do novo, ao menos escolha alguém com a Ficha Limpa!

1.      Nenhum candidato do Novo pode se reeleger ao mesmo cargo.

2.      Candidatos devem preencher os requisitos da lei da Ficha Limpa.

3.       50% das verbas de gabinete serão devolvidas aos cofres públicos (fizeram isso os vereadores eleitos em SP na última eleição, e a verba foi para a Educação);

4.       O partido não aceita dinheiro público para campanhas (Fundo Partidário)

5.      Logo, evita-se a carreira de político - hoje temos Deputados com até 40 anos consecutivos na Câmara!  Muitos nunca tiveram um trabalho decente.

6.      É pré-requisito formação em gestão, para se candidatar.

7.      Os candidatos são profissionais, trabalhadores, de diferentes áreas.

8.      91% de políticos indiciados de partidos tradicionais, vão concorrer à eleição.

9.      Estima-se que 81% dos atuais candidatos serão reeleitos. Mudança?

10.   238 deputados e senadores atuais são investigados.

11.   Nenhum candidato do Novo está indiciado em qualquer investigação.

12.   Como posso dizer que quero mudanças no país e voto nos velhos candidatos, ou nas crias dos mesmos – TROCA TUDO!

13.   Ser coerente - Se votarmos e reelegermos os mesmos políticos, significa:

a.      Que concordamos com o que eles têm feito até aqui;

b.      Que aceitamos os políticos que temos hoje, aceitando as corrupções, em nome de algo bom que tenham feito, ou digam que fazem;

c.      e eles poderão dizer que o povo aceitou tudo o que fizeram e os legitima novamente no poder.

14.   Não tenho ideologia partidária. Tenho ideais de Ética, Justiça Social, Educação, Saúde e Segurança, que até hoje não foram atendidas satisfatoriamente por nenhum governante. Vou ficar com o benefício da dúvida, dando a chance para Novos candidatos. Apenas ações pontuais, paliativas, haja vista a toda a piora do país.

Outros problemas que me motivam

1.      O sistema eleitoral está falido, engessado, não ajuda a oxigenar.

2.      É difícil ver alguém perder reeleição por causa do uso da máquina pública e o modus operandi da destinação de verbas eleitorais.

3.      Sugiro escutarem a entrevista contundente do João Amoedo na CBN, no mínimo para efeitos culturais, e pensar diferente, apesar de eu não concordar com todas as propostas dele.

Candidatos do Novo em Pernambuco: https://candidatos.novo.org.br/home. Infelizmente, só para Deputado Federal e Presidente.

sábado, 30 de junho de 2018

Sobre meu desinteresse com a Copa - EM NOME DO DISCERNIMENTO!


Como torcer nesta copa?
Por um país que está sem rumo, no buraco, carente de tudo, mergulhado em corrupção, usurpado, mil motivos de vergonha.
E torcer por uns caras que ganham milhões, sem contribuir em pouco ou nada, com as classes mais pobres, de onde alguns deles mesmos vieram!
E pior – o maior dos craques, um sonegador! Já privou os cofres públicos de verbas que iriam para os mais pobres (apesar de parte delas ficarem na corrupção)... 
E os milhões que custam aos nossos bolsos, mandar estes caras pra Copa?
Um país cheio de urgências, que paralisa tudo para assistir um jogo. Cheguei a assistir chocada, um vídeo em que médicos operavam alguém ao mesmo tempo que assistiam uma partida de futebol, chegando a parar a cirurgia para esbravejar um gol!
Dá-me pena os pop-ups infantis de “vingança satisfeita” que fizeram quando a Alemanha saiu da copa. Mas recebi um post inteligente:Bem feito para a ALEMANHA. Fica investindo em SAUDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA e esquece do FUTEBOL. 

Torço contra sim. Queria que o Brasil perdesse logo, sim. Pra acabar com este ópio que é o futebol. Enquanto o povo se distrai, corre em Brasília mais e mais absurdosuma longa lista de “golpes” que podem ser encontrados aí nas notícias, desde que a copa começou;
Exemplo de notícia diária recente: “Enquanto a plateia se distrai com a Copa do Mundo, os planos de saúde gritam gol. Os empresários do setor não foram à Rússia, mas receberam uma bola açucarada da ANS. No apagar das luzes do governo Temer, a agência editou normas que podem dobrar o gasto mensal dos segurados.”
Você pode gostar de futebol. Cada um tem seus gostos. E tudo bem gostar de futebol! Mas que tal não deixar o discernimento cair quando fora do jogo, no dia a dia? Que tal fazer farra, se confraternizar com a família e amigos, sem precisar de futebol! É até melhor não ter... Melhor olhar uns nos olhos dos outros, falar uns com os outros, que ter os olhos pregados na caixinha das ilusões chamada TV, e exaltando emoções tóxicas, e ingerindo com sofreguidão venenos líquidos e sólidos... Há tantas opções melhores!
Vantagens da copa: 2 horas de diminuição de trânsito nas ruas, de barulhos constantes, de crimes... pedalar na ciclofaixa sem riscos de acidentes depois que o jogo começar...
Eu sou a chata... muitos podem dizer. Mas sou uma pessoa, em geral, com bom humor. Só não consigo ver humor em qualquer coisa. Piada, humor, emoções que obnubilam o discernimento não me agradam. Reinam manipulações, diminuição de lucidez, e mais e mais o país vai para o buraco...
Uma das exceções maravilhosas no Futebol: O exemplarismo da pessoa do Cristiano Ronaldo.
Trechos de desabafo de um colega: “O mundo todo aflito, miséria, sofrimento, escassez, injustiça, e esses caras com vida de reis para correr atrás de uma bola (...) os povos deveriam se unir para exigir recursos para aqueles que trabalham e sustentam cada País e não um bando de caras que se acham o máximo por chutar uma bola. Sem eles viveremos bem, mas sem os verdadeiros trabalhadores  (...) fica bem claro o que realmente é importante em nossas miseráveis vidas. (...) Não deixe a Plim Plim dizer a você que o futebol é algo imprescindível (...) Vamos torcer apenas no período eleitoral.
Insisto na participAÇÃO de todos os brasileiros, na desconstrução das culturas perniciosas, e reconstrução de uma sociedade mais justa, através da EDUCAÇÃO, EXERCÍCIO DE CIDADANIA, RESPEITO. O VOLUNTARIADO é um caminho e instrumento!
Então, “You may say I´m a dreamer... but I´m not the only one” (Lennon) 
Agradeço aos posts que pessoas sensatas criaram, utilizados aqui, e compartilho belo texto atribuído à Psicóloga Patrícia Gebrin, para aprofundamento no que mais importa, nestes tempos de demanda de empenho de todos na sustentabilidade e evolução - pessoal  e do Planeta:

"Estamos vivendo um momento desafiador no mundo.
A sombra veio à tona.
O escondido está sendo revelado, e isso não se refere apenas à situação político-econômico-social, mas a cada um de nós.
A forma como reagimos a esse momento revela também nossas sombras. Isso não é ruim. Só podemos limpar a sujeira que enxergamos.
Mas ouça. Enquanto nos ocupamos em apontar a escuridão lá fora, nos outros, na política, naqueles que atacamos por pensarem diferente de nós, deixamos de agir e transformar o que nos cabe.
Nós mesmos.
Pense que cada um de nós tem dons e habilidades que servem ao todo. Uns tem uma mente clara e ótimas ideias, outros são ágeis em encontrar soluções criativas. Uns sabem usar agulhas para curar, outros têm o dom da oratória. Uns amam estar em grupo e iniciar movimentos que se expandam, outros preferem ficar no jardim cuidando de uma única sementinha.
O momento requer que cada um de nós descubra seu dom e o coloque a serviço do todo.
Existe algo que só você tem a dar, entende?
Precisamos evitar a armadilha de sermos sugados por essa ilusão coletiva que diz que o nosso destino está nas mãos de alguém, que não nós próprios.
Enquanto ficamos aguilhoados pela revolta, reclamando, atacando uns aos outros, alimentando essa onda que causa angústia e medo, deixamos de fazer a única coisa que poderia ser verdadeiramente revolucionária.
Existir.
Ser a luz que somos.
Não importa a sombra que nos rodeie, estamos aqui para manifestar nossa luz. Uma única vela acesa rompe a escuridão.
Se você for alguém influente na política, seja luz.
Se você for influente na educação, seja luz na educação.
Se for dono de um quiosque na praia, coloque amor ao preparar os sanduiches.
Onde quer que esteja, faça o seu melhor.
Pare de desperdiçar sua energia julgando, polarizando, atacando. Isso não resolve. Apenas aprofunda esse véu de separatividade e cega a todos nós.
Essa é a última tentativa da sombra de nos afastar de nós mesmos.
Temos um poder imenso e tudo pode se transformar se formos sábios e corajosos para fazer a única coisa que nos cabe.
Não se deixe iludir pelo que vê à sua volta. Respire. Faça o seu melhor. Vibre a luz que você é. "


sábado, 2 de junho de 2018

DICA DE FILME: A ARTE DE AMAR – 10 RAZÕES PARA ASSISTIR


Seguem 10 razões para você assistir a esta maravilhosa história baseada em fatos:

1. Sinopse: “Em pleno regime comunista, uma ginecologista polonesa luta contra a censura para conseguir publicar um livro que aborda a sexualidade em um contexto crítico à tradição vigente (comunista e cristã). Todavia apesar das dificuldades enfrentadas, a circulação de seu material escrito gera interesse imediato e inicia uma revolução sexual no interior de seu país.”(AdoroCinema.com)
2. É a biografia de Michalina Wislocka, uma mulher inspiradora, à frente de seu tempo.
3. Mostra a importância do prazer sexual da mulher, tanto como chave do sucesso dos relacionamentos, como à própria produção de bebês.
4. Afetividade e satisfação sexual é importante pílula de inteligência emocional! (Vide Pílulas 02 e 93 do livro 103 Pílulas de Inteligência Emocional).
5. Lições de cultura sobre a realidade da Polônia no século passado, que após saída do regime Nazista, sofre as imposições comunistas.
6. A exposição da nocividade da hipocrisia, do machismo, dos radicalismos.
7. O exemplarismo dos traços de abertismo, determinação, persistência, intenção positiva de ajudar outras pessoas, de Michalina, e de interassistência entre os personagens.
8. Filme de Direção excepcional, feito com sensibilidade, sem exageros, com excelente atuação dos atores.
9. A excelência da sétima arte em cena!

domingo, 29 de abril de 2018

Sobre autoajuda

Resultado de imagem para lori deschene     

Hoje uma tia querida e admirada me mandou um vídeo miniconferência de Lori Deschener, uma escritora, filósofa e budista de autoajuda (https://youtu.be/0sw84V3ADBE ). Indicou-me assistir e me questionou: “o que vc “defende”/“prega” é “auto-ajuda”?” O vídeo fala de importantes pontos e que me inspiraram reflexões e a escrever. Agradeço a oportunidade de reflexão e inspiração neste domingo ensolarado, rendendo mais um artigo :-)

Alguns pontos:
  • O problema autoajuda x autoatrapalha;
  • O problema do desgaste do termo autoajuda;
  • Os problemas das generalizações radicais, propostas simplórias e charlatães manipuladores;
  • O problema das muitas teorias e poucas práticas sem desenvolvimento pessoal efetivo. Muita gente lê e compartilha coisas lindas de “autoajuda”, mas sua prática cotidiana não às incorpora. Às vezes, é até contrária àquilo!
  • Todos temos nossas limitações;
  • Todos temos grandes histórias pessoais – “Tiny Buddha” -  que podemos compartilhar e contribuir para a vida de outras pessoas – o “Senso de Community”: “todos podemos ser também inspiração para outros”.

A autoajuda é sim, possível, mas é um termo desgastado e estigmatizado. De fato há propostas de autoajuda que podem destruir a psique de uma pessoa. Como outras que podem salvar alguém!

É possível sim o autodesenvolvimento, a autoevolução, e defendo propostas técnicas, sérias, que ajudem realmente as pessoas interessadas em evoluir e em contribuir para um mundo melhor – cada um do seu jeito. 

Confesso a todos que, que apesar de buscar aplicar minhas 103 pílulas de inteligência emocional, entre outras pílulas evolutivas, tenho muito chão a percorrer na jornada evolutiva. Mas me alegra constatar, de tempos em tempos, que não estou parada no acostamento! 

Segue link para o artigo ampliador de alguns pontos, resultante destas inspirações. De Tiny Buddha de minha tia, para o meu “Tiny Budha” http://claressencia.blogspot.com.br/2018/04/autoevolucao-caminho-de-realizacoes.html .