domingo, 29 de abril de 2018

Sobre autoajuda

Resultado de imagem para lori deschene     

Hoje uma tia querida e admirada me mandou um vídeo miniconferência de Lori Deschener, uma escritora, filósofa e budista de autoajuda (https://youtu.be/0sw84V3ADBE ). Indicou-me assistir e me questionou: “o que vc “defende”/“prega” é “auto-ajuda”?” O vídeo fala de importantes pontos e que me inspiraram reflexões e a escrever. Agradeço a oportunidade de reflexão e inspiração neste domingo ensolarado, rendendo mais um artigo :-)

Alguns pontos:
  • O problema autoajuda x autoatrapalha;
  • O problema do desgaste do termo autoajuda;
  • Os problemas das generalizações radicais, propostas simplórias e charlatães manipuladores;
  • O problema das muitas teorias e poucas práticas sem desenvolvimento pessoal efetivo. Muita gente lê e compartilha coisas lindas de “autoajuda”, mas sua prática cotidiana não às incorpora. Às vezes, é até contrária àquilo!
  • Todos temos nossas limitações;
  • Todos temos grandes histórias pessoais – “Tiny Buddha” -  que podemos compartilhar e contribuir para a vida de outras pessoas – o “Senso de Community”: “todos podemos ser também inspiração para outros”.

A autoajuda é sim, possível, mas é um termo desgastado e estigmatizado. De fato há propostas de autoajuda que podem destruir a psique de uma pessoa. Como outras que podem salvar alguém!

É possível sim o autodesenvolvimento, a autoevolução, e defendo propostas técnicas, sérias, que ajudem realmente as pessoas interessadas em evoluir e em contribuir para um mundo melhor – cada um do seu jeito. 

Confesso a todos que, que apesar de buscar aplicar minhas 103 pílulas de inteligência emocional, entre outras pílulas evolutivas, tenho muito chão a percorrer na jornada evolutiva. Mas me alegra constatar, de tempos em tempos, que não estou parada no acostamento! 

Segue link para o artigo ampliador de alguns pontos, resultante destas inspirações. De Tiny Buddha de minha tia, para o meu “Tiny Budha” http://claressencia.blogspot.com.br/2018/04/autoevolucao-caminho-de-realizacoes.html .

Nenhum comentário:

Postar um comentário