sexta-feira, 6 de abril de 2018

Dia de tristeza, dia de ilusões, dia de reflexões para ações

Amanheço com uma tristeza. Ordem de prisão a um ex-presidente icônico. Porque é dia de se evidenciar novamente a podridão da política no Brasil - a prisão de um indivíduo que perdeu oportunidade histórica de minimizar a injustiça social no país – começou bem, terminou mal. Indivíduo que dizia-se defensor do social, mas que hoje comprova-se que igualmente perdeu-se no “mecanismo”, e seus feitos foram sobrepujados pelo registro da maior corrupção do país.
Expõe-se não apenas a ponta do Iceberg, mas uma grande parte dele, e continuamos escutando argumentações toscas, polaridades nocivas entre cidadãos, enquanto continuamos com uma realidade de pobreza, de caos da saúde pública, da educação cada vez mais desqualificada, e no aumento da criminalidade.
A outra tristeza, é por ser um dia em que mais uma vez se escancaram ilusões. Tanto de “Esquerdistas” quanto de “Direitistas”. A ilusão dos remanescentes defensores de inocência de um corrupto (ou pior, acham que os fins justificam os meios, e que foi perdoável o que ele roubou, porque fez algo pelas pobres), quanto também a ilusão dos que comemoram a prisão de um ex-presidente de esquerda, como se isso fosse resolver o problema do Brasil, e quando isso é a prova da lama em que vivemos. Vergonha desta máquina política corroída, em 90% de suas "engrenagens".

Predomina o sentimento de impotência. Mesmo com várias horas semanais dedicadas ao voluntariado para levar uma melhor educação a jovens de baixa renda.

Que predomine a esperança, de que estejamos tirando a sujeira de baixo do tapete e vamos mudar de patamar... mas sem a ingenuidade de prender-se a esta ilusão.

A Reforma Política é essencial. São quase 600 políticos, a consumir OFICIALMENTE mais de 150 milhões por mês, em seus salários, benefícios e verbas. Quase 2 bilhões por ano! Sem contar as propinas e perdas por má gestão. E o que estes “ratos” têm feito de bom pelo povo brasileiro? Algumas “emendas”, ajustes legais, esmolas pífias... Isso dá-me mesmo um enjôo!
Daí vem a terceira maior tristeza: testemunhar que apenas uma microminoria da população pensante do país, contribui com alguma atitude prática para uma mudança. Nosso percentual de voluntários (11%) é pequeno (http://g1.globo.com/natureza/blog/mundo-sustentavel/post/brasil-tem-164-milhoes-de-voluntarios-e-pouco.html) . Nem promover ou participar das manifestações políticas. No máximo, manifestam sua revolta nas redes sociais.

E se não podemos esperar nada de quem está na luta da sobrevivência nas classes mais baixas, que futuro temos? Daí a importância de cada brasileiro privilegiado, que teve acesso a uma boa educação e profissão, olhar ao seu redor e ver o mínimo que está a seu alcance em fazer. Pequenas ações de por exemplo 2,5  milhões de brasileiros que assinaram as 10 Medidas Anti-Corrupção, poderiam trazer mais resultados do que os 4 anos de mandato do futuro Presidente.

Reflita para você mesmo, como pode ajudar – doações financeiras para instituições assistenciais, e principalmente, doação de seu tempo para o voluntariado – há quem passe 3 ou mais horas por semana, nas redes sociais, distantes da realidade social. Poderia doar 1 hora por semana de seu tempo em uma das milhares de possibilidades de ajuda nas instituições? Toda ajuda é bem vinda!

Reflita e ajude o Brasil com ações. Faça sua parte. Faça o seu melhor. O melhor que puder. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário