quinta-feira, 25 de março de 2021

Política: adote valores ao invés de partidos

 Hoje me deparei com mais um daqueles posts partidário-ideológicos.  No caso, de esquerda. Ofende a História, o discernimento, a coerência. Restrigi-me a colocar suscinta resposta à colega, ainda com receio de ofender. Mas não deu para me omitir:

Explicação incompleta, com distorções e inverdades. 

Tipo de post que perpetua a ignorância 🙁 Isso de que quem é de esquerda é quem "defende os pobres" é para conquistar os ingênuos, afinal, a grande maioria das pessoas não quer perpetuação de pobreza e injustiça social. E os esquerdistas querem fazer acreditar que somente eles têm este ideal. Há muitas outras "coisitas" na ideologia de esquerda extremamente nocivas. 

Assim também ocorre nos Direitistas, que "filtram" seus "melhores argumentos", para defender sua ideologia. Temos que defender valores, e não ideologias. Nem esquerda, nem direita, nem centro... "se partido fosse uma coisa boa, se chamaria inteiro". Principalmente na realidade brasileira, onde a corrupção e desmandos se espraiam por todo o Congresso, independente de partido. É triste ver gente de bem brigando com pessoas queridas para defender um elemento de lá, que nem sabe da sua existência, e detém uma lista grande na ficha suja, que seu defensor não quer ver.

Há muitas maneiras de ajudar o país, sem necessidade de política partidária. Parapolítica é ainda melhor. Estado Mundial, Democracia Pura já despontam. Nossa união deve ocorrer por causas nobres, valores evolutivos, responsabilidade planetária. 🙂


sábado, 6 de março de 2021

EAD - Futuro inevitável e oportuno!

Muito ruins as visões distorcidas da EAD que surgiram na pandemia. Primeiro porque são falsas, segundo porque são o futuro inevitável das instituições de ensino.

O problema é chamar "qualquer produção" de EAD (Educação a Distância). 



Há cursos fantásticos, e até gratuitos, ao alcance de quem quer aprender, se capacitar. Quem ainda não fez um, precisa se empenhar para experimentar. Cansei de divulgar o curso Recriatividade do Murilo Gun, e o curso de Inteligência Emocional do Ricardo Magalhães, com 98% de aprovação.

E olha que eles nem usaram todos os recursos do Design Instrucional. 

Querer filmar uma aula presencial, ou fazer uma videoaula com o professor sem didática adequada ao EAD e chamar de EAD é um erro crasso.

Desesperador mesmo é uma aula presencial que poderia ser substituída por 5 minutos de boa leitura do conteúdo.

A EAD tem inúmeros recursos pedagógicos capazes de deixar uma aula ser inesquecível. Principalmente as gravadas, que não precisam ser improvisadas, não precisam contar com a boa disposição do professor, são extremamente bem planejadas, tudo pela maior qualidade. E ainda tem inúmeras vantagens para o aluno, seguem as minhas favoritas:

  1. Assistir na hora que quiser
  2. Pelo tempo que quiser ou puder
  3. Voltar a assistir se não entender algo
  4. Enviar questionamentos sem constrangimentos
  5. Não perder tempo com as "participações" no momento em que está elaborando um raciocínio crítico
  6. E as questões dos demais podem ficar disponíveis para trocas.
  7. Amizades também são feitas pelos trabalhos em grupo, no caso de um bom Design Instrucional
  8. A utilização de ferramentas interativas aumentam e qualificam a aprendizagem e os contatos entre os alunos.

Não é legal fazer propaganda contra a EAD. Além de ser o inevitável futuro, o fato é que faz ser alguns dos melhores cursos do país em lugares mais desenvolvidos, à exemplo de curso de Direito na Espanha e Psicologia na França.