sábado, 9 de maio de 2009

Além da Religião - David N. Elkins - Ed. Pensamento, 1998

Vale à pena ler o livro “Além da Religião”, escrito por um catedrático psicólogo, nascido em família religiosa, e que foi pastor por 20 anos, até que percebeu, pelas suas experiências, o quanto a religião não contribuía para a evolução e espiritualidade das pessoas. Ele justifica sua conclusão na primeira metade do livro. Reconhecendo, porém, a importância do cultivo da espiritualidade pelas pessoas, ao que chama de “sagrado”, na segunda metade do livro, ele apresenta 8 caminhos para o sagrado. O foco é no encontro da satisfação íntima, equilíbrio, paz interior e autodesenvolvimento pessoal. Caminhos desconectados de qualquer religião. Apesar de suas limitações, o livro é inovador no campo do “espiritualismo”.

3 comentários:

Thiago Leite disse...

É uma perspectiva interessante. Acho que grande parte das pessoas que deixam a religião o faz pelas limitações que ela impõe à sua evolução.

Clara, a propósito, dê uma olhada nesta matéria sobre o encontro entre Catolicismo e Islã: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1114967-5602,00.html

João M. A. da Silva disse...

Obrigado pela dica.

Unknown disse...

Certamente lerei este livro, pois o que precisamos é de experiências fundamentadas para questionar o rumo de nossa espiritualidade.

Postar um comentário