domingo, 3 de maio de 2009

AUTOPESQUISA: FERRAMENTA DE SUPERAÇÃO DA ANSIEDADE

Senti necessidade de escrever um artigo sintético para disponibilizar em meu blog e com linguagem acessível, em resumo à monografia conscienciológica apresentada ao INTERCAMPI. A monografia foi fruto de mais de um ano de autopesquisa acerca do tema ansiedade, ajudando-me em meu autoconhecimento e na identificação das ferramentas priorização e auto-organização como essenciais à minha autossuperação e autocura personalíssimas. Quem sabe o registro de minhas experiências e reflexões podem ser úteis àqueles com dificuldades semelhantes... caso consigam ler este artigo com sua ansiedade em níveis permissíveis a uma autocrítica consciente ;-). O texto foi revisado por amigas.

A ansiedade é um traço fardo que acompanha milhões de concins, comprometendo seu bem-estar e seu processo evolutivo de diferentes formas. A despeito de várias definições, para mim, a ansiedade pode ser definida como um sentimento de perturbação, ânsia, insatisfação, incompletude e/ou angústia, que impede minha serenidade, e que me motiva a estar sempre em busca de alguma coisa que me traga satisfação íntima. A autopesquisa foi desenvolvida na intenção de identificar as causas, entender meu processo de ansiedade e atingir a auto-superação deste sintoma.

No início da autopesquisa, não foi difícil identificar os fatos denunciadores de meus traços fardos como: ansiedade constante; tendência a ser workaholic; sempre em cima da hora ou atrasada para os compromissos; angústia com medo de estar perdendo tempo; intolerância a momentos de espera em filas, consultórios; multiplicidade de interesses; agenda sempre lotada; dificuldade em fazer escolhas e priorizar; taquipsiquismo; eventuais melancolias; comportamento “controlador, entre outros.

No processo de reeducação, foram utilizadas técnicas consciencioterápicas, a elaboração de um Plano de Ação e o desenvolvimento da disciplina pessoal . Levantei algumas hipóteses para explicar a problemática e recomenda-se que qualquer pessoa "ansiosa" procure fazer o mesmo:

1. Fazer o máximo de coisas para compensar a baixa autoconfiança: “quanto mais eu fizer/construir, mais significante posso ser” – necessidade de sentir-me produtiva e útil.
2. Não ter tempo para enxergar a mim mesma – fuga de si.
3. Não dar espaço/tempo para enxergar minhas insatisfações – fuga de si.
4. Não ter tempo para maior convivialidade/contatos sociais com grupocarma – fuga de si.
5. Evitar assumir responsabilidades de maior comprometimento – fuga de si.
6. Preenchimento de “vazio existencial”.

Lista. Pode ser útil enumerar as principais ferramentas utilizadas e ações realizadas:

1. Mentalsomática. Biblioterapia. Estudo. Leitura. Não apenas sobre o tema em questão, mas assuntos diversos, obras úteis, técnicas, científicas, de qualidade literária. Percebi que o desenvolvimento intelectual e mentalsomático combate os emocionalismos e implementa a auto-confiança.
2. Auto-análise. O processo de auto-observação, autodiagnóstico, autocrítica.
3. Psicoterapia. Expor, falar sobre os problemas que angustiam, ouvir outros pontos de vista.
4. Grafopensenes. Desenvolver o hábito de escrever os próprios sentimentos e reflexões. Ajuda a “desabafar”, organizar as idéias e ampliar a percepção das situações.
5. Técnicas. Não é suficiente saber que é preciso mudar. É preciso ter métodos, técnicas que ajudem a concretizar o processo.
6. Assistencialidade. “Ajudar as pessoas”. O fato é que quando assistimos outras consciências, cumprimos nossa função essencial de projeto de vida e nos concedemos satisfação íntima. “Sair do próprio umbigo” também é fundamental.
7. Trinômio. Motivação-Trabalho-Lazer. Escolha prioritária.
8. Conviviologia. Disciplinar-se para ao menos uma vez por semana, estar em companhia de consciências afins.
9. Soma. Boa alimentação. Exercícios regulares.

Resultados. A maior auto-organização ajudou-me a concretizar maior número de tarefas e metas, a aumentar a produtividade, os momentos de acalmia e disponibilidade para família e lazer. Isso trouxe maior satisfação íntima e a conseqüente tranqüilidade mais frequentemente, retroalimentando o processo de auto-superação. Entretanto, esta não foi a conclusão principal neste trabalho. Apesar dos títulos sugestivos disponíveis na literatura – Liberte-se da ansiedade, Como superar a ansiedade, Confrontando a ansiedade, concluí que a ansiedade pode não ser um problema em si. Por esta razão, é necessária a identificação dos fatos e traços que levam a pessoa à ansiedade.

Conclusões. Reconheci o quanto as questões relacionadas à afetividade abalam meu equilíbrio emocional. Portanto, esta autopesquisa evidenciou os ganhos secundários que o padrão de comportamento ansioso mantinha, redirecionando-me para nova autopesquisa. Ainda não houve a superação plena do traço de ansiedade, mas percebo a necessidade de manter atenção à priorização e à auto-organização, e, principalmente, dar prosseguimento à autopesquisa, agora, relacionada à afetividade, o verdadeiro travão de meu processo evolutivo.

Um comentário:

Fernando Salvino (M.Sc) disse...

Ótima autopesquisa. Estarei linkando seu blog ao meu, que também foca a autopequisa dentre outros assuntos. Abraço fraterno e sucesso nos empreendimentos evolutivos! Fernando.

Postar um comentário