domingo, 3 de maio de 2009

Institividade x Consciencialidade

Quando assisti a este vídeo, lembrei de uma amigo que fazia apologia a uma situação de colocar um prato de comida para dois seres humanos famintos. Ele tinha a hipóstese única de que veríamos que o ser humano é puro instinto. Meu amigo se proclamava "realista". Em meu otimismo - sonhadora na opinião dele, sempre me me incomodou sua hipótese.

http://www.youtube.com/v/D85yrIgA4Nk
No vídeo temos um cão, um gato e um rato em prefeita harmonia. Até trocam carinhos.

Lembro de outro vídeo que uma fêmea jaguar em horário de caça, encontra um filhote de macaco. Ao invés de comê-lo, o adota.
Com certeza o cão, o gato e o rato estão bem alimentados.
Com certeza o instinto de sobrevivência é certo a qualquer ser vivo. O que não é certo, é o comportamento individualíssimo de cada "ser".
Então a questão é: quando os instintos se sobrepõem à racionalidade, que é uma conquista da consciência?
Na hipótese do meu amigo, se os dois seres humanos fossem mãe e filho, um casal, ou bons amigos, como nós, será que não nos motivaríamos a dividir aquele prato?
Há a teoria da evolução das espécies. Todas têm mesmo padrão de comportamento?
Há a ocorrência da evolução da Consciência. Cada um está em seu nível pessoal.

Só me cabe notar que toda esta discussão é balela inútil. E citar o Princípio da Descrença: "Não acredite em nada que lhe disserem. Tenha suas próprias experiências". E aí então confirmar que somos consciências em evolução. E uma vez experimentada esta realidade, não necessito me submeter à experiência de fome proposta pelo meu amigo. Abro mão da patola do caranguejo para meu pequeno de 5 anos ;-), mas é verdade que não o faria por um ente inquerido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário