domingo, 3 de maio de 2009

A dificuldade do mercado imobiliário em Recife

Pela enésima vez faço um esforço de buscar um apartamento para comprar. Desde 2006 estou nesta peleja. O problema é que não existe profissionalismo desta área.
Vejamos:
1) São centenas de anúncios somente para o bairro que procuro – boa viagem.
2) Os anúncios não colocam as informações essenciais.
3) Não dá pra realizarmos centenas de ligações para obter as informações dos imóveis! Pior: a maioria só disponibiliza o celular. Cada ligação me custa quase R$1,00/minuto. Dá pra se ter uma idéia do tempo e dinheiro necessário a tantas ligações! Vou acabar gastando o dinheiro do apartamento e meus dias de férias para esta busca.
4) Os anúncios citam que o apartamento, classificado em “3 quartos”, possui sala e WC (qual apartamento de 3 quartos não possui isso?!), mas não citam:
a. O preço – condição indispensável à decisão;
b. Localização – boa viagem é um bairro gigantesco. Morar no 1º jardim é completamente diferente de próximo ao shopping! Deveriam dizer ponto de referência.
c. Informações estruturais: varanda, infraestrutura do prédio (apenas alguns anúncios)
5) Os corretores são pessimamente preparados. Alguns sequer têm um mínimo de trato interpessoal. Até hoje só encontrei uma corretora aprovável. Os outros, insistem em gastar tempo, meu e dele, me levando pra ver apartamentos completamente fora dos meus requisitos. O que será que se passa na cabeça deles quando me leva pra ver um apartamento próximo do Acaiaca quando digo que quero morar no 1º jardim?
6) Liguei para pelo menos 10 corretoras de imóveis que não me deram nenhum retorno. Com certeza não é por falta de apartamentos, pois cada 10 prédios de Recife, acho que no mínimo 7 possuem uma placa de “Vende-se”.
7) Finalmente, nenhum corretor tem boa vontade de incluir minha casa como parte da negociação. Parece que acham que a corretagem será menor, apenas sobre a diferença. Esquecem que vão ganhar a corretagem sobre o valor da casa?

Por favor, quem conhecer um bom corretor ou tiver alguma sugestão, queiram me informar.

Um comentário:

Anônimo disse...

bom dia. . . cara eu sou corretor e concordo com 99 % de tudo o que vc disse os profissionais em recife são fora caso precise ligue luciano 81 8807-6801 ou administrativo@recimoveis.com.br, forte abraço

Postar um comentário