sábado, 31 de agosto de 2019

Reflexão e discernimento para opiniões políticas


Adoro assistir TEDx. Se há uma aplicação útil de tempo em vídeos, esta opção o é. E tanta gente fica vendo os vídeos bobos, inúteis ou falsos do Whatsapp. “Wasting time”! Já fiz um artigo sobre TEDx. Diz-se muito em pouquíssimo tempo. E todos são profícuos, reflexivos, acrescentam. Até dos que discordo! O diferente acrescenta, geram novas perspectivas, provocam o aprofundamento nas ideias.

Ontem assisti um que não gostei. E por isso mesmo valeu à pena. Primeiro porque mais uma vez constato como uma ideologia, por melhor que pareça, leva ao engano, às perspectivas distorcidas, e como premissas falsas impedem as pessoas avançarem em soluções efetivas para a sociedade. Segundo porque me ajudaram a refletir sobre alguns conceitos apresentados.

Li alguns comentários. Positivos e negativos. Há boas colocações, reflexões importantes. A questão é que a palestra usa várias replicações de jargões partidários estigmatizados e improdutivos... Argumentum ad nauseum... Por exemplo, sei que existem, sim, pessoas que "odeiam pobre". Felizmente, nunca encontrei nenhum. Nunca ouvi alguém se manifestar como os exemplos toscos do palestrante. Escuto sim, várias pessoas no “disse que disse”. E seguramente, é uma minoria (acho que o próprio palestrante falou em 7% para um dos exemplos, segundo certa “pesquisa de opinião”). Qual a razão da ênfase? É por essa razão que o Brasil não progride? Em quê este tipo de discurso ajuda?  

As afirmações de uma SOCIEDADE COM JUSTIÇA, DIGNIDADE SOCIAL É FUNDAMENTAL, SIM! Mas não é inventando argumentos, e distorcendo fatos e valores, que resolvemos esta questão. Por exemplo, como o faz o palestrante deste TEDx, ao atacar uma virtude - a meritocracia, para se resolver um problema de base: EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS.

Mérito = merecimento (Dicionário Aurélio).
Meritocracia: Forma de administração cujos cargos são conquistados segundo o merecimento, em que há o predomínio do conhecimento e da competência. (Dicionário Michaelis)

O problema não é a cultura da meritocracia (que infelizmente, ainda não temos). É a falta de Educação de qualidade para todos! Precisamos solucionar ESTE problema. Não vai ser desvirtuando o senso de mérito, que algo vai ser resolvido. Temos vários exemplos de “soluções” implementadas para compensar problemas de base (ex.: cotas). Meros paliativos, e, às vezes, nocivos! Concordo que enquanto não for possível dar dignidade a um cidadão que esteja na miséria, ele receba uma ajuda social (o bolsa família precisa existir, sim!). Mas isso é melhor do que dar-lhe educação, um trabalho, condições de saúde, segurança?

Infelizmente a ideologia, por melhor que pareça em seus fins, tolhe o raciocínio mais amplo, repetindo jargões partidários inconsistentes, incompletos, e muitas vezes, falaciosos! Perde-se muito tempo e energia em argumentos que não levam a nada. A polarização insiste em permanecer entre os brasileiros. Não avançamos na discussão de soluções. E pior, acabamos desvirtuando o que existe de bom.

Tenho resistido não me colocar em discursões polarizadas. Há grande parcela de cidadãos que defendem seus “partidos” como torcedores de futebol – como bem colocou um colega. Felizmente, quem me conhece sabe que não sou politicamente omissa. E sou cidadã ativa. Felizmente, há muitos que conseguem conversar respeitando a tendência política do outro. Política não se inclui entre o não discutível (tal como é o tema futebol, cheio de emoção). Precisamos discutir política. Somos seres políticos.

Os fatos e o discernimento precisam prevalecer sobre os discursos e sobre as ideologias. Foco no debate das ideias, sem ataques às pessoas que pensam diferente (argumentum ad hominem). Evitemos os PARALOGISMOS! É possível sim, pessoas com preferências políticas diferentes, trabalharem pelo Bem. É só terem um objetivo comum: o Bem refletido em Educação, Segurança e Saúde para TODOS os cidadãos brasileiros.

2 comentários:

Almir disse...

Muito bom Clara!!! Não podemos esquecer também que dignidade e caráter devem estar acima das questões ideológicas.

Almir disse...

Muito bom Clara!!! Não podemos esquecer também que dignidade e caráter estão acima das ideologias.

Postar um comentário