sábado, 13 de março de 2010

PEQUENO TRATADO DAS GRANDES VIRTUDES

Não li o livro de autoria de André Comte-Sponville, mas o coloquei na minha lista de leituras. Contudo, valeu a pena ler a resenha do Recanto das letras (http://recantodasletras.uol.com.br/resenhasdelivros/1593160).
A reflexão mais interessante que extraí, além da compilação interessante das 18 virtudes tratadas por Comte-Sponville, é a compreensão do porque vale a pena desenvolver virtudes: "Porque devemos agir moralmente? Respondo, de maneira até certo ponto egoísta: para sermos felizes." Outra reflexão interessante do artigo, é a independência do exercício destas virtudes da crença em Deus. Por fim, breves ponderações interessante sobre o pensamento de Proust, Nietzsche, e Kant. Gostei. Vele um leitura crítica, afinal, nem tudo são flores ;-).

Um comentário:

Thiago Leite disse...

Também pretendo ler esse livro. E pela sua resenha da resenha :) , parece ter muito a ver com um que estou lendo: Uma Ética para o Novo Milênio, de Tenzin Gyatso (o Dalai Lama). Ele faz uma relação entre a Ética e a necessidade de se desenvolver virtudes, e a ideia básica dele é justamente esta: a ética é uma ferramenta para sermos felizes.

Ética é um tema que está me atraindo cada vez mais... acho que vou começar a escrever bastante sobre isso...

Abraço, cara Clara.

Postar um comentário