terça-feira, 2 de março de 2010

Por que as pessoas não lêem?

Muito legal a reflexão do escritor José Godoy, na sua coluna da CBN. Ele perguntou o que as pessoas achavam do preço dos livros. Em meio à diversidade de argumentos, pondera que os livros não são caros diante de outros bens culturais. Em Recife, paga-se por uma sessão de cinema um valor mais caro que vários livros. "Para quem nunca lê, ou lê pouco, incentivo familiar, ambiente cultural e, principalmente, ambição intelectual, são os fatores que me parecem mais determinantes no desenvolvimento deste hábito", conclui o autor.

Um comentário:

Thiago Leite disse...

Sim, o valor de uso do livro supera em muito o seu valor de troca, o seu preço monetário. Livro é uma coisa com que até hoje invisto meu dinheiro.

As pessoas que vivem confortavelmente, como eu e você, podemos nos dar ao luxo de escolher entre uma sessão de cinema e um livro.

Mas há uma significativa parte da população brasileira que precisa gastar o pouco que ganha para sobreviver, e pouco sobra para um investimento intelectual. Acho que o Estado deveria, no mínimo, investir mais em bibliotecas mais acessíveis a essa população.

Postar um comentário