sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Coaching – Instrumental de desenvolvimento pessoal

Excelente escolha foi fazer a formação e certificação em Professional & Self Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching. O primeiro módulo foi puxado. Quatro dias das 8 da manhã às 9 da noite, às vezes passando. Agora preciso complementar várias horas de trabalho, um deles, redigir este artigo.
Li muito livros de autoajuda – uns bons, outros ruins, uns científicos, outros apelativos. Absorvi vários métodos de autoconhecimento, planejamento pessoal, motivação, liderança, etc. O fato é que a metodologia Coaching consolida inúmeras técnicas e ferramentas de desenvolvimento pessoal e profissional.
O curso que estou fazendo é para preparar as pessoas para serem Coachs. Coach significa treinador. A metodologia Coaching envolve a ação do profissional capacitado – Coach, para ajudar o cliente – Coachee a atingir resultados, a partir de um “mix de recursos e técnicas”. Cativou-me imensamente principalmente por ser um ferramental para ajudar as pessoas a evoluírem, processo franco de interassistencialidade, onde há aprendizagem para o Coach e para o Coachee. Também é oportunidade no mercado de trabalho.
Os focos do Coaching envolvem autoconhecimento, planejamento pessoal, potencializar os recursos do cliente, eliminar bloqueios e limitações, atingir resultados planejados. Existe o Coaching empresarial, aplicado nas empresas para o alcance dos resultados em conjunto com o desenvolvimento das pessoas, e o Life Coaching, aplicado à vida pessoal.
Questiono-me se qualquer pessoa pode ser um bom Coach. Artigos mencionam características tais como ampla formação multidisciplinar, com capacidade de empatia, comunicabilidade, motivacional, entre outros. Todos citam o Coach como aquele que ama profundamente, incondicionalmente, o seu Coachee. Bem, talvez seja possível desenvolver-se bons Coachs, principalmente porque o seu trabalho consiste em fazer com que seu cliente elabore seu próprio plano e se comprometa com ele.
Existem limitações para o Coaching, principalmente se o cliente não estiver realmente disposto a mudar, mas não há dúvidas quanto às possibilidades de sucesso ocorrerem, a partir da atuação de um bom profissional Coach. Este é um ferramental muito mais superficial e limitado que as técnicas conscienciológicas de autopesquisa e projeto de vida, mas pode vir a enriquecer, complementar a autoconsciencioterapia e evolução consciencial – o que deixarei para outro artigo.
Na minha própria atuação Coach-Coachee em treinamento pude observar um primeiro valor elementar de atuação de um Coach – aquele amigo que está preocupado conosco, efetivamente buscando nos ajudar, tendo ideias, acompanhando, aguardando o nosso agir, o nosso caminhar, em amor. Saber que alguém está na expectativa de receber nossos resultados faz diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário