sábado, 1 de novembro de 2014

Benefícios da leitura – POR QUE TODO MUNDO DEVE LER – SÍNTESE DE MOTIVOS


             1.     A ação transformadora da leitura: os exemplos de personalidades, ideias e estórias
2.       Implementação cognitiva – aquisição de conhecimentos e do raciocínio lógico
3.       Expansão da visão de mundo
4.       Incentiva a reflexão
5.       Desenvolvimento da criticidade e formação de opiniões
6.       Ampliação do dicionário cerebral
7.       Formação de novas sinapses neuroniais
8.       Saúde cerebral
9.       Melhoria da fluência verbal e capacidade argumentativa
10.   Melhoria da capacidade de raciocínio
11.   Desenvolve a criatividade e a imaginação
12.   Autoconhecimento – pelas elaborações dialógicas texto-leitor
13.   Qualificação da escrita pessoal
14.   Sucesso nas provas e concursos no Português
15.   Lazer de qualidade por baixíssimo custo para todas as idades, e xô solidão!

Os famosos dez direitos que têm os leitores, segundo Pennac: o direito a não ler, o direito a folhear os livros, o direito a não terminar um livro, o direito a reler, o direito a ler qualquer coisa, o direito a emocionar-se ao ler, o direito a ler em qualquer parte, o direito a somente folhear, o direito a ler em voz alta e o direito a guardar silêncio sobre o que leram.

Sugestão de leitura - Ler ou não ler, eis a questão:- http://amaivos.uol.com.br/amaivos09/noticia/noticia.asp?cod_noticia=10937&cod_canal=34


Um comentário:

CLARA EMILIE disse...

DICAS DO CBV:
"Conheça estratégias essenciais para desenvolver o hábito da leitura
Quando falamos sobre o hábito da leitura, é comum nos questionarmos “Como melhorar essa prática?” ou “Como ler mais livros se meu tempo é tão curto?”. Fique tranquilo, estamos aqui para te ajudar!



Antes de tudo, você conhece a importância de desenvolver o hábito da leitura? Algumas das vantagens são: melhora a capacidade de escrita, amplia o vocabulário, traz novas experiências e conhecimento, potencializa a capacidade de raciocínio e estimula a criatividade, além de ser um aliado no vestibular, dado que auxilia na área de redação e potencializa a sua capacidade de interpretar textos.



Agora, entenda como criar esse hábito:



1- Identifique a sua rotina: é preciso que você conheça a sua rotina e descubra aquilo que te impede de trazer a leitura para o cotidiano. Durante uma semana, faça um mapeamento dos seus hábitos, desde aqueles como sentar no sofá para um descanso até os que envolvem o estudo árduo. Depois, identifique o que você quer mudar e quando a leitura pode se encaixar na sua rotina.



2- Dê a si mesmo algumas recompensas: o seu cérebro precisa compreender que você está bem com a nova rotina, precisa ver que, por exemplo, concluir a leitura de um livro é muito satisfatório. Então, você pode aproveitar para descansar após a leitura, comprar algo especial e simples para si mesmo, fazer uma postagem nas redes sociais falando sobre sua leitura, entre outras possibilidades. O importante é que seu cérebro perceba que a leitura pode trazer algo bom para si, além de seus benefícios.



3- Comece lendo textos mais curtos: em vez de iniciar por textos mais longos, comece por textos mais curtos e rápidos. É importante lembrar-se de que a profundidade do texto não está necessariamente ligada ao seu tamanho, mas a como, quando, por quem e de que forma foi produzido.



4- Faça um cronograma: atualmente, fazemos muitas coisas em apenas 1 hora: conversamos com amigos, enviamos e-mails, fazemos a tarefa de casa e cuidamos da organização de algum trabalho escolar. Devido à grande quantidade de informação, é possível que fiquemos perdidos em meio a tantos compromissos. Com isso, o cronograma pode nos ajudar a manter uma rotina mais saudável e centrada. Determine o horário e quantas páginas você lerá por dia. Se o livro estiver muito bom, você pode ler mais do que o estipulado, mas nunca leia menos. Assim, você saberá em quanto tempo lerá uma obra e criará um compromisso consigo mesmo.



5- Assuma a sua identidade de leitor: é muito diferente quando você afirma “Quero ser um leitor!” de “Eu sou um leitor!”, correto? Trazer novas afirmações para a nossa rotina é fundamental para que compreendamos que algo em nosso cotidiano mudou e que um novo hábito já faz parte da nossa vida. “Querer” e “ser” são verbos muito fortes e que fazem a diferença em nossa identidade. Além do mais, você notará que a sua identidade de leitor estará sendo trabalhada e reforçada todas as vezes que se sentar para ler um livro. Essa situação trará um grande orgulho de si mesmo.



Agora, que tal separar um livro que desperte o seu interesse e pensar em um local tranquilo, livre de interrupções, para começar a ler? Construir um novo hábito pode ser difícil para a maioria das pessoas, mas precisamos desenvolver força de vontade e acostumar o nosso cérebro a uma nova situação! :)"

Postar um comentário