terça-feira, 6 de junho de 2017

APRESENTANDO A EDUCAVIDA – Instituto Educacional para a Vida Sustentável


Nossa página: https://www.educavida.org.br           
A Educavida foi criada por considerar a Educação como chave para o desenvolvimento social e do ser. Mais que nunca, nosso país precisa da ação da sociedade para uma real melhoria cultural e educacional, com o exercício pleno de cidadania por parte dos brasileiros que podem fazer mais.

O Instituto Educacional para a Vida Sustentável – EDUCAVIDA, é uma Associação Civil, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, sem finalidade política ou religiosa, que tem como objetivos a promoção de atividades e finalidades de relevância pública e social, com destaque para o incentivo e desenvolvimento das competências das pessoas e das organizações para a reflexão e a prática da sustentabilidade pessoal e planetária de maneira integral e interdisciplinar (Art. 1º do seu Estatuto).

A associação tem como finalidades (Artigo 3º do estatuto):

I. Disseminar a cultura do Projeto de Vida como estratégia educativa de autorresponsabilização por parte das pessoas, para que invistam eu seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional de maneira integral e equilibrada;

II.  Desenvolver e difundir uma metodologia prática e acessível de autodesenvolvimento para jovens e adultos;

III. Fortalecer o desenvolvimento dos pilares: Autoconhecimento, Autodidatismo, Criticidade (pensamento crítico) e Responsabilidade Planetária;

IV. Fortalecer a cultura da sustentabilidade ecológica como viés fundamental da Responsabilidade Planetária, através de conscientização e ações para a defesa e preservação do meio ambiente, e fortalecimento da ética e do exercício de cidadania;

V.  Promover o voluntariado.



JUSTIFICATIVAS - Motivações da EDUCAVIDA

O Brasil é um país de extremas desigualdades sociais e culturais, carente de inúmeras melhorias mínimas, marcadamente para a população menos favorecida. Se em países ditos “desenvolvidos”, de forte economia, ainda é necessária complementação de esforços por parte de Organizações Sociais, torna-se ainda mais premente a participação deste terceiro setor no Brasil. A situação agrava-se com a realidade política e econômica em crise vigente.

Várias Organizações do Terceiro Setor têm demonstrado sucesso e melhorias de qualidade de vida em todo o mundo. No Brasil, esta atuação ainda é insuficiente. O estímulo ao voluntariado e à colaboração ainda é pouco. Contudo, milhões de cidadãos brasileiros podem contribuir mais efetivamente para mudanças sociais através das organizações do terceiro setor.

A Educavida foi criada por considerar a Educação como chave para o desenvolvimento social e do ser. O Projeto de Vida se configura como estratégia que abrange diferentes enfoques, trabalhando áreas da vida essenciais de maneira integrada. Clique aqui para mais informações de fundamentação e reflexões sobre o Projeto de Vida.

Este tema está dentro da proposta maior da instituição, que visa a Sustentabilidade – pessoal e global. A ideia é que se configure como um grande guarda-chuvas e âncora de diferentes ações da instituição. O detalhamento abaixo do primeiro foco de trabalho da Educavida – o Programa projeto de Vida nas Escolas – explica um pouco mais as justificativas, intenções e objetivos da nossa Associação.

AÇÃO EM FOCO: O PROGRAMA PROJETO DA VIDA PARA AS ESCOLAS - PPVE

O PPVE é um Programa voltado à cultura de elaboração e experimentação do Projeto de Vida nas Escolas. É uma proposta de desenvolver e orientar competências de alunos e professores para o autodesenvolvimento. É prioridade da Educavida focar as escolas públicas, iniciando os trabalhos com escolas de Recife.

A estratégia escolhida para chegar até os jovens, futuro do país, é a partir da inserção do programa de maneira transversal e interdisciplinar, com a participação dos professores, que também se tornam, simultaneamente, agentes multiplicadores da mesma, e cidadãos com sustentabilidade ampliada, a partir da formação na metodologia do Projeto de Vida.

OBJETIVOS Do PPVE

O objetivo geral do Programa é estabelecer uma cultura de planejamento pessoal de curto, médio e longo prazo, que faça as pessoas investirem principalmente no autoconhecimento, autodiscernimento, autocrítica e na interassistência, ampliando as possibilidades de desenvolvimento e sustentabilidade pessoal e social.

Os principais focos foram escolhidos como bases essenciais ao amadurecimento pessoal e grupal. Marcadamente o tema da assistencialidade tem razão no fato da vida ser feita de relações, conexões. Não se pode manter o foco no individualismo, ou apenas naqueles que constam no rol das pessoas queridas, mas sim em todos os seres humanos. Assim, a assunção da responsabilização pela própria vida, e a consciência do papel individual no planeta são também bases prioritárias do Projeto de Vida. A Responsabilidade Planetária também é norte da Educavida, atuante inclusive na promoção do voluntariado.

Objetivos específicos complementares do Programa Projeto de Vida

1.        Estímulo à escrita

2.        Estímulo à leitura e ao autodidatismo.

3.        Desenvolver o pensamento crítico.

4.        Desenvolver maior discernimento a partir da ampliação dos conhecimentos e da reflexão.

5.        Desenvolver a cultura de planejamento e visão de longo prazo.

6.        Desenvolver o senso de cooperação.

7.        Promover a cultura da Responsabilidade Planetária.

8.        Promover a cultura da sustentabilidade – de si, dos grupos aos quais pertence, e do planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário