terça-feira, 6 de junho de 2017

Desconforto com “zonas de conforto”


Tenho me incomodado cada vez mais com tantas pessoas a reclamar, mas que pouco ou nada fazem para melhorar as situações que reclamam. Acontece sobre a política – com manifestações fervorosas, revoltadas e indignadas – partidárias e ideológicas ou não, quando estas mesmas pessoas não desenvolvem o mínimo de ações de cidadania*. E quando pior, praticam ações de corrupção, na escala em que podem – a fila dupla, a sonegação de impostos, os “jeitinhos”...

Há também os que reclamam de seus empregos e salários – às vezes quando deveriam estar gratos por terem algum, principalmente na explosão dos índices de desemprego. Mas o pior é que nada ou pouco se esforçam para conseguirem um melhor trabalho, ou um melhor salário. As desculpas são as mais variadas. E não ficam gratos pelo que têm.

Um terceiro exemplo é daqueles que vivem crises íntimas ou conflitos com pessoas, mas pouco ou nada fazem para buscar solução com a autorresponsabilização pelas escolhas, limitações pessoais, e possíveis soluções. Poderia ser através de investimentos no autoaprimoramento, na reflexão, na intercompreensão, ou no perdão. Existem os terapeutas, os cursos, os livros, os recantos tranquilos gratuitos, mais de 103 Pílulas de Inteligência Emocional (Vieira, 2016).

O fato é que a grande maioria segue na robotização existencial, engolidos pelos afazeres do dia a dia, ou afundados em seus terríveis problemas, sem pausas para cuidar melhor de si, e menos ainda para cuidar de outrem – seja alguém próximo, seja em ações de voluntariado. Às vezes existem os anacronismos daqueles que param tudo pra cuidar dos outros ou de alguém, caindo na realidade do fato de que quem não cuida de si, como vai dar conta de cuidar dos outros? E sempre cuidaremos melhor dos outros se estamos bem conosco, se cuidamos bem de nós mesmos.

Não é deixar de ser uma pessoa crítica. Eu mesma critico muito. Mas não se autovitivimizar. Partir para as ações e atitudes acerca daquilo que criticamos e reclamamos.

Apesar de tudo, e de meu próprio eventual desânimo, as ferramentas estão aí para uma vida mais feliz, e para tornar a vida de outras pessoas mais feliz. Quando escrevi o 103 Pílulas de Inteligência Emocional coloquei lá o melhor das ferramentas que já experimentei, entre tantas outras por aí. E cada um precisa descobrir quais as melhores pílulas específicas para si. Mas antes de qualquer coisa, cada um precisa QUERER sair da sua ZONA DE CONFORTO, e AGIR. Vontade, Discernimento, Cosmoética: atributos essenciais na autoevolução e na construção de um mundo melhor. Some ATITUDE, determinação, e os resultados e conquistas se fazem presentes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário