Já cansei de
ver gente reclamando das aulas online durante a pandemia.
OK. Realmente
algumas ou muitas são horríveis. Tive as minhas experiências... Mas alto lá!
Estas aulas são meras tentativas de transposição de momentos presenciais para
um Meet, ou outra plataforma qualquer. Uma improvisação de substituir o
presencial em razão da pandemia. E quem está tendo suas primeiras experiências
de aulas online pensa que isso é EAD-Educação a Distância! Mas não mesmo!!!
Vejamos
algumas causas desta casuística – montes de pessoas "detestando" e
criticando as aulas online, levando a conclusões tragicamente infundadas:
1)
Os
professores, mesmo fazendo o seu melhor, não tem formação e competências para
tal. Não conhecem Design Instrucional ou a Pedagogia apropriada à EAD;
2)
Os
alunos, também sem noção ou experiência, não sabem se comportar. Não ligam suas
câmeras para que haja interação e demonstrar que estão atentos, efetivamente se
distraem ao longo das aulas. Ou interrompem frequentemente atrapalhando a aula,
quebrando o raciocínio do professor e gastam tempo em perguntas banais.
3)
A
falta de uso de plataformas de EAD especializadas, para incrementarem o
ensino-aprendizagem com várias tecnologias;
4)
A
falta de uso de aplicativos úteis à EAD – Miro, Jamboard, Trello e inúmeros
outros recursos de aprendizagem e de trabalho colaborativo;
Para
informação dos alheios ao valor da EAD, com suas incontáveis vantagens:
1)
Primeiro,
o primor das aulas gravadas, ou quando Síncronas, com técnicas valorosas de
engajamento da atenção e participação dos alunos. Gameficação adiciona!
2)
No
caso das aulas gravadas, o alcance de milhares de alunos, que assistem na hora
que quiser, pelo tempo que quiser, de qualquer lugar do mundo, podendo repetir
para rever, relembrar.
3)
As
tecnologias específicas para interação de grupos e do aluno com o professor, e
de incremento da aprendizagem e fixação dos assuntos.
4)
Vários
incômodos do presencial são eliminados: o gasto de tempo e dinheiro para o
deslocamento até o local da aula presencial, as conversas paralelas, as
perguntas improdutivas, e se o professor não for bom... pior. E, bem, na EAD de
qualidade não se contrata professor mediano para gravar aulas.
Bom lembrar
que tempos atrás (já não sei hoje, mas havia tendência mundial), sabíamos que
a melhor graduação de Direito na Espanha
era EAD, e a melhor de Psicologia na França, também...E aqui no Brasil as
pessoas professando que EAD não presta... triste contramão da evolução do
ensino-aprendizagem.
Claro que há
vantagens no presencial, principalmente humanas, sócio-emocionais, entre
outras. Tampouco pude experimentar EAD para crianças ou adolescentes. E é
verdade que gosto mais de ensinar presencial, mas prefiro mil vezes ser aluna
EAD.
Enfim, deixo meu
antagonismo às campanhas que vem sendo feitas gratuitamente – majoritariamente
por pessoas que nunca fizeram um bom curso EAD, contra este tipo de ensino
extremamente valoroso e muitas vezes até mais adequado em certos temas, que o
presencial. E ouso afirmar que aqueles que não se atualizarem – sejam
professores, sejam alunos, vão ficar pra trás.
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