quarta-feira, 2 de março de 2022

A triste contramão dos argumentos contra a EAD no Brasil

 


Já cansei de ver gente reclamando das aulas online durante a pandemia.

OK. Realmente algumas ou muitas são horríveis. Tive as minhas experiências... Mas alto lá! Estas aulas são meras tentativas de transposição de momentos presenciais para um Meet, ou outra plataforma qualquer. Uma improvisação de substituir o presencial em razão da pandemia. E quem está tendo suas primeiras experiências de aulas online pensa que isso é EAD-Educação a Distância! Mas não mesmo!!!

Vejamos algumas causas desta casuística – montes de pessoas "detestando" e criticando as aulas online, levando a conclusões tragicamente infundadas:

1)     Os professores, mesmo fazendo o seu melhor, não tem formação e competências para tal. Não conhecem Design Instrucional ou a Pedagogia apropriada à EAD;

2)     Os alunos, também sem noção ou experiência, não sabem se comportar. Não ligam suas câmeras para que haja interação e demonstrar que estão atentos, efetivamente se distraem ao longo das aulas. Ou interrompem frequentemente atrapalhando a aula, quebrando o raciocínio do professor e gastam tempo em perguntas banais.

3)     A falta de uso de plataformas de EAD especializadas, para incrementarem o ensino-aprendizagem com várias tecnologias;

4)     A falta de uso de aplicativos úteis à EAD – Miro, Jamboard, Trello e inúmeros outros recursos de aprendizagem e de trabalho colaborativo;

Para informação dos alheios ao valor da EAD, com suas incontáveis vantagens:

1)     Primeiro, o primor das aulas gravadas, ou quando Síncronas, com técnicas valorosas de engajamento da atenção e participação dos alunos. Gameficação adiciona!

2)     No caso das aulas gravadas, o alcance de milhares de alunos, que assistem na hora que quiser, pelo tempo que quiser, de qualquer lugar do mundo, podendo repetir para rever, relembrar.

3)     As tecnologias específicas para interação de grupos e do aluno com o professor, e de incremento da aprendizagem e fixação dos assuntos.

4)     Vários incômodos do presencial são eliminados: o gasto de tempo e dinheiro para o deslocamento até o local da aula presencial, as conversas paralelas, as perguntas improdutivas, e se o professor não for bom... pior. E, bem, na EAD de qualidade não se contrata professor mediano para gravar aulas.

Bom lembrar que tempos atrás (já não sei hoje, mas havia tendência mundial), sabíamos que a  melhor graduação de Direito na Espanha era EAD, e a melhor de Psicologia na França, também...E aqui no Brasil as pessoas professando que EAD não presta... triste contramão da evolução do ensino-aprendizagem.

Claro que há vantagens no presencial, principalmente humanas, sócio-emocionais, entre outras. Tampouco pude experimentar EAD para crianças ou adolescentes. E é verdade que gosto mais de ensinar presencial, mas prefiro mil vezes ser aluna EAD.

Enfim, deixo meu antagonismo às campanhas que vem sendo feitas gratuitamente – majoritariamente por pessoas que nunca fizeram um bom curso EAD, contra este tipo de ensino extremamente valoroso e muitas vezes até mais adequado em certos temas, que o presencial. E ouso afirmar que aqueles que não se atualizarem – sejam professores, sejam alunos, vão ficar pra trás.

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