quarta-feira, 20 de maio de 2020

Parcialidade política atrapalha discernimento também em tempo de COVID19



Postei em grupo onde percebi argumentos de acordo com seu pólo político. Se Bolsonaro disser que uma coisa é boa, os esquerdistas condenam. Se Paulo Câmara disser que uma coisa é boa - os direitistas condenam... A polaridade/partidarismo bloqueando o discernimento até mesmo com relação a medicamentos - assunto para os médicos e cientistas! Não podemos balizar nossa análise somente pelo argumentum ad verecundiam, valorizar um argumento com base no prestígio de quem o anuncia, ou o oposto - rechaçando algo porque quem fala não tem nosso "crédito".

Não há dúvidas quanto ao oportunismo de palco político por todos os lados. Como sempre. Por exemplo os recentes escândalos de compras sem licitação de equipamentos para tratamento da COVID superfaturados, e pior, que não funcionam. Em vários Estados! O poder e os próprios interesses para eles são mais importantes que o papel nobre da política. São raros os "políticos" que realmente defendem os interesses do povo em nosso país, acima dos seus pessoais... Aliás, os humanos dificilmente serão tão altruístas de abrirem mão dos seus interesses pelo dos demais. Então é torcermos para que os políticos tenham interesse de ajudar o povo, mais que a si mesmos rsrsrs.

Cabe a nós exercer a lucidez acima das nossas simpatias partidárias. Particularmente, não preciso de partido ou salvador da pátria para sustentar meus valores e ideais. E vejo que a associação de cidadãos comuns pode fazer muito pela sociedade. Vejo o voluntariado como um caminho para dar as contribuições ao nosso alcance, caso não possamos atuar em esferas mais distantes. Mão na massa, e não somente opiniões e “debates”.

Em relação a esta doença horrenda, se eu fosse grupo de risco, já teria procurado um médico pra indicar algo preventivo sim, com o controle dos efeitos colaterais.  E deixo aos médicos o que deve ser tomado, mesmo ainda controversos - a medicina não é infalível e ainda há muito a se aprender. E se mesmo eles, os mais preparados para opinar, discordam, imaginem os demais... Ainda mais lembrando que cada pessoa é única! Em tudo, sempre há os que se dão bem com algo que mata outros.

Pra fechar, gosto do exemplo que escutei em outro grupo “se o avião está caindo, você vai deixar de usar o paraquedas porque não tem o selo do Inmetro?” Aprendi a me libertar dos dogmas da ciência, depois de 14 anos de imersão na academia. Mas isto é assunto pra outro artigo. Discernimento sempre! Deixo a dica deste artigo: http://claressencia.blogspot.com/2015/07/argumentacoes-ilogicas-e-falacias.html

Escrever é meu melhor modo de refletir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário