terça-feira, 18 de novembro de 2008

Ecologia sem radicalismos: Ciência

A degradação do planeta e a necessidade de ações para nos salvarmos é incontestável! E não precisamos de subterfúgios inconsistentes para manter o movimento à favor do Planeta. Reencaminho artigo e ponderações de meu ilustre amigo Fábio Hazin para reflexão. Mantenhamos o senso crítico, e abertos a outras evidências científicas. Isso nos faz fortes e confiantes, inclusive para defender melhor a causa ambiental. Acho que essas reflexões "contraditórias" precisam ser divulgadas. Se não for pelo seu valor inegavelmente intrínseco do conteúdo, no mínimo nos levam a repensar a importância de compartilharmos pontos de vista diferentes. Mesmo quando discordamos, há sempre o que aprender com o "diferente". Estando distante da área acad~emica, onde sei que pululam os egões, dá pra imaginar o que pode vir acontecendo...lamentavelmente. Mas há verdadeiras pérolas de professores e cientistas neste meio, e suas contribuições para a sociedade são inegáveis, apesar dos percalços que possam existir.

From Fábio: "existe uma visão maniqueísta hoje em dia, altamente perniciosa para a necessária isenção da visão científica, que deve ser o mais livre quanto possível e, ao mesmo tempo, cética, sem deixar de ser precautória."
Segue, abaixo, uma matéria sobre um trabalho publicado recentemente na Nature indicando que a terra caminha para uma nova era glacial e que nos períodos entre eras glaciais o clima é instável. Segundo os autores, há uma dramática flutuação climática, entre períodos extremamente quentes ou frios, que já dura mais de três milhões de anos e cuja principal causa seriam as variações na órbita terrestre (acresça-se a isto as variações da atividade solar, apontada por outros trabalhos como a principal causa de variação na temperatura da Terra). Apesar disso, eles defendem cautela nas emissões de caborno, uma vez que ainda não compreendemos adequadamente o seu real impacto na temperatura do planeta. Como lhe disse, essa é também a minha posição. Na dúvida, pró réu ! Devemos sempre adotar um comportamento precautório. Daí a afirmar que a terra caminha para um aquecimento global causado pelas emissões antrópicas de CO2, porém, já é uma outra história... É certamente um salto que uma visão científica cética não permite.

Para maiores detalhes, acessem a noticia completa sites relacionados!

14 / 11 / 2008 Clima da Terra flutua entre calor e frio, dizem pesquisadores
http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=41944

http://www.geocraft.com/WVFossils/ice_ages.html
http://news.bbc.co.uk/1/hi/sci/tech/1045327.stm

Nenhum comentário:

Postar um comentário