quarta-feira, 27 de abril de 2011

Ecologia e Consciencialidade

Enquanto não concluo meu artigo sobre o tema, que em seus primórdios era chamado de “ecologia e espiritualidade”, quis compartilhar uma ideia que há anos vem se desenvolvendo em minha cabeça. Ações isoladas aqui e ali, uma associação de ideia aqui e outra acolá, parece-me que finalmente um Curso Livre está tomando forma. E quem sabe com esta pequena nota, não me chegam novas ideias e feedbacks.
Tive vivência acadêmica em pesquisas da biologia/oceanografia pesqueira – descobrir as estratégias de vida das espécies, para possibilitar uma exploração pesqueira racional, que não comprometa as populações exploradas... depois do mestrado, o Brasil não seguiu as recomendações da minha tese e de vários outros colegas que estudaram os cações-anjo, e estes animais fantásticos que não são o tema deste artigo, entraram para lista de espécies ameaçadas. Um pequeno problema ecológico entre os milhões de outros, muitos deles, bem mais graves.
Caminhei por outras áreas, conheci a Conscienciologia, sua proposta científica para o estudo da evolução consciencial, e os conceitos do Universalismo, da Cosmoética, da Paraecologia. Investi nesta verdade relativa de ponta que é o paradigma consciencial, fazendo minha autopesquisa, aprofundando o estudo. Entrei na docência, direcionei-me profissionalmente para a área “desenvolvimento e sustentabilidade ambiental”. Recentemente, resolvi fazer uma segunda graduação, Psicologia, e comecei a tentar integrar minhas vivências e aprendizagens. Até que se consolidaram os seguintes focos de pesquisa relacionados à ecologia:

1.A importância da ecologia – nivelamento de conceitos e entendimentos da paraecologia.
2.A relação entre Ecologia e Consciencialidade - Como a Ecologia colabora para a evolução consciencial, a partir da facilitação de vivências da cosmoética, do universalismo, da responsabilidade, e da interassistencialidade policármica, entre outras.
3.Estratégias de ação para a teática ecológica (ações individuais e grupais). - como cada um pode promover suas reciclagens existenciais e intraconscienciais, incorporando ao seu cotidiano a teática ecológica.

Como disse, são bem vindas sugestões e críticas. Em breve, espero postar novas reflexões sobre o tema. Aproveito para divulgar o I FÓRUM DE RESPONSABILIDADE PLANETÁRIA que ocorrerá em Foz do Iguaçu, entre 28 e 31 de Outubro deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário