quarta-feira, 15 de junho de 2011

DESAFIANDO LÍDERES – A importância do autoconhecimento

Boeckmann Vieira (2007)

É fácil reconhecermos características de um líder: objetividade, perseverança, carisma, bom ouvinte, discernimento, empatia, comprometimento, ágil, observador, “servidor”, etc. Mas como desenvolver qualidades de liderança em nós mesmos? Como ser um líder? É o que querem saber os gerentes e também os simples mortais em todas as empresas, públicas ou privadas. Dezenas de livros vêm sendo lançadas no mercado, com as mais elaboradas abordagens, sugestões e técnicas de liderança. Eu mesma envidei esforços na leitura de alguns deles. Mas como as estratégias podem sair do campo das idéias para atitudes? E mais que isso: como fazer estas estratégias funcionarem para as melhorias organizacionais – pessoas e processos?
Este mês participei do seminário comportamental Evol* - extraordinário, literalmente e expressivamente falando. Muitas reflexões, jamais pensadas, tanto nos aspectos profissionais quanto pessoais, foram provocadas. Como foi dito desde o princípio do seminário, o objetivo não seria apresentar técnicas de liderança, mas “colocar um grande espelho em frente a todos os participantes”, para que todos pudessem se enxergar, e a partir deste confronto, desenvolver estratégias para administrar suas dificuldades, bem como usar seus pontos fortes a seu favor – inclusive no controle de seus pontos “de melhoria”. Isso nos faz refletir quanto à importância de nos conhecermos verdadeiramente, e a partir daí, por em prática habilidades de liderança.
Controle é uma característica que pode ser vista com certo receio pelas pessoas. Não falo do controle doentio, que aprisiona, que limita, mas o controle necessário à fluidez das idéias. Parece paradoxal, mas como podemos liderar – que é uma forma de controle, se não controlamos nem a nós mesmos? É resgatada então a importância do autoconhecimento. Muitas filosofias já afirmaram que “nossos maiores inimigos, somos nós mesmos”. Então, que o propósito maior da vida não seja simplesmente o crescimento – aleatório, mas o desenvolvimento, que significa Evolução. Ninguém muda de um dia para outro, mas enquanto não mudamos, exercitemos para isso, e mais uma vez, é preciso que nos enxerguemos! Autopesquisa já!
*Seminário EVOL – Desafiando Líderes (www.evoltraining.com.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário