Adorei a abordagem dos Quatro Pilares da educação, apresentados pelo Relatório Delors. Escrevi esta reflexão como exercício do excelente curso de tutoria da ESAF, que estou fazendo a distância(EAD).
Para mim, o que merece maior destaque é o pilar "Aprender a Ser". Penso que todos os demais dependem de uma maior autoconsciência sobre si mesma. Há alguns anos invisto bastante no processo de autoconhecimento. Incluo o tema em minhas aulas de faculdade, e do Intercampi - Associação Internacional dos Campi de Conscienciologia, onde sou voluntária e dou aulas que incluem Autopesquisa e Projeto de Vida.
Aprender a Ser exige que nos conheçamos cada vez mais, reconhecendo nossos talentos, traços negativos e traços que precisam ser desenvolvidos. Penso que somente cientes destes aspectos mínimos, poderemos aprender a conhecer - depois de conhecermos a nós mesmo, ampliar nosso universo de conehcimento "externo", aprendendo a pensar. Somente então, podemos aprender a fazer, colocando a teoría em prática, vivenciando o práxis do conhecimento, desenvolvendo competências e habilidades a partir do que somos e do que conhecemos. Destacam-se aqui as qualidades de saber se comunicar, de trabalhar com os outros, gerir e resolver conflitos, ter inicativa e flexibilidade.
Aprendendo a ser também vai refletir no aprender a viver juntos. É fundamental a ciência de si mesmo para tomar consciência da interdependência entre os seres humanos. Ambientalista como sou, ampliaria este conceito para tomarmos consciência da interdependência entre todos os seres vivos e com a Mãe Terra, como proposto pelo Chefe Seattle desde meados de 1850, quando diz que todos formamos uma grande teia, e que tudo o que é feito à trama, repercute em toda a teia. Ressalta-se então a importância do trabalho colaborativo e cooperativo.
Então este é o destaque: a importância do processo da educação para o desenvolvimento total, integral, da pessoa - o Aprender a Ser.
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