quarta-feira, 2 de setembro de 2015

DICAS PARA ALGUÉM QUE NÃO ENCONTRA A FELICIDADE, MESMO SENDO UMA PESSOA BOA, COM UMA “VIDA BOA” DE SOLTEIRA

Este texto é baseado em uma carta que escrevi para uma amiga com este perfil, e resolvi compartilhar no Blog por talvez servir a outras pessoas em situação semelhante.

Querida amiga,
Frequentemente penso em você e fico preocupada por vê-la recorrentemente em crises existenciais relacionadas à afetividade. Envolve-se com pessoas que não valem à pena e foca a vida demais em trabalho e momentos de diversão. Várias vezes já conversamos e as coisas não mudam muito. Por isso resolvi registrar por escrito, algumas dicas essenciais que já conversamos e concordamos. Sugiro que reserve um tempo do cotidiano para dedicar-se a si mesma com mais seriedade, integralmente – saúde física, emocional, mental e espiritual. Anexei alguns materiais que podem ajudar. Indico fortemente dois livros: Rituais de amor e felicidade  - para um autocuidado feminino. E Maturidade Pessoal – um dos melhores livros orientadores que já li. Os dois são leves e práticos. Ambos estão esgotados e você só encontrará em sebos. Na perspectiva da Conscienciologia, o livro Diário de Autocura – Bárbara Cioto - é um dos melhores e mais leves de ler. Anexei alguns materiais pra você dar uma olhada e começar a sua busca objetiva de Autoaceitação, Autopacificação e autorrealização. 

1)                  A saúde física depende da saúde mental e emocional, então é essencial um autocuidado integrado. Mas o mínimo para o corpo é fundamental: exercícios físicos e alimentação saudável. Momentos de relaxamento também são importantes.
2)                  A vida não é apenas intrafísica, e mesmo que fosse, é importante encontrar um sentido de vida, como propõe a Logoterapia – Leia o livro Em busca de Sentido de Viktor Frankl.
3)                  A felicidade não se encontra fora, mais dentro da gente – locus interno. Por muito tempo vivi o complexo de Cinderela, uma patologia psíquica, onde minha felicidade dependia de encontrar alguém. Considero ter alguém algo importante, principalmente pra mim, com antiga carência afetiva, mas não é fundamental.
4)                  O prazer é importante, mas não deve ser o foco da existência. O ser humano precisa sentir-se útil, ter conquistas que tragam satisfação pessoal. (escrevi dois pequenos textos sobre isso:  http://claressencia.blogspot.com.br/2015/02/fugacidade-x-proposito-de-vida.html).
5)                  “Ficações” dificilmente vão acontecer com pessoas que valem à pena. A velha técnica de não ter sexo nos primeiros encontros pode funcionar pra ver quem vale realmente à pena.
6)                  A psicoterapia é essencial quando não conseguimos sair do buraco e fazer as mudanças necessárias sozinhas. Fiz mais de 5 anos, em diferentes momentos de minha vida.
7)                  A autopesquisa é uma ferramenta excelente, sendo necessária vontade, disciplina e determinação para este investimento. Usamos nossos traços força para superar os traços fardos. Neste processo um caderno de registros, ou usar o computador para os achados pesquisísticos, é obrigatório.
8)                  Você é uma pessoa maravilhosa! (...) Todos tem traços força, talentos, competências. Muita gente com tantos talentos tem uma missão de vida muito mais ousada que as metas sociais de trabalhar, ganhar dinheiro, casar, ter filhos, se divertir e morrer feliz.
9)                  Todas as religiões, seitas e proposições metafísicas convergem em duas questões essenciais que considero o principal: evolução íntima e interassistência – darmos nossa contribuição para ajudar outras pessoas e contribuirmos para um mundo melhor. Estamos nesta via pra evoluir! E de acordo com minhas experiências práticas, já viemos de várias vidas, e por isso há coisas a corrigir, compensar (resgates cármicos) e também somos resultado de experiências passadas – boas e más. Neste ponto, escolhi como trilho de vida a Conscienciologia, pela cientificidade e a responsabilização de tudo em nós mesmas, oferecendo várias técnicas e ferramentas integradas, sem precisarmos terceirizar nada (por exemplo, nada de “se deus quiser”, ou ter algum guru).
10)              Então amiga, seguem alguns materiais pra você começar a fazer uma correção de rota e se por em trilhos evolutivos que tragam o equilíbrio e a felicidade tão sonhada (meio redundante – felicidade = equilíbrio).

Bjos, com amor,
Clara.

Materiais
·         Livros citados em negrito
·         Artigo: Autopesquisa, parapsiquismo e Autocientificidade
·         Verbetes – Complexo de Cinderela, Predisposição ao Duplismo e Boemia
·         39 dicas de inteligência emocional
Filmes para lazer evolutivo
·         Ghosttown – um espírito atrás de mim
·         O feitiço do tempo
·         O outro lado da nobreza
·         Escritores da liberdade
·         Seriado: Ghost Whisperer


Nenhum comentário:

Postar um comentário