quinta-feira, 30 de junho de 2016

LIVRO: PARE DE RECLAMAR E SE CONCENTRE NAS COISAS BOAS



Aparentemente apelativo, simplório ou pueril, o livro Pare de reclamar e se concentre nas coisas boas traz uma excelente técnica de reciclagem consciencial e profundas reflexões. Não é apenas “mais um livro de autoajuda”. Além de reflexões interessantes, traz uma técnica efetiva, prática, já testada por milhares de pessoas, de verdadeira autoajuda.

O autor propõe o desafio de passar 21 dias sem se queixar e sem falar mal dos outros. Chama a atenção ao quanto o padrão de queixas é comum na maioria das pessoas, seus nocivos reflexos na vida, e quanto uma postura contrária pode tornar a vida muito mais leve, e relacionamentos mais saudáveis. Ocorre que, mais que isso, a mudança de hábito, mesmo que “forçada” funciona como catalisador de mudanças íntimas significativas. Paciência, compreensão, pacificação são algumas das conquistas possíveis.

Alguns Trechos:

Frase: “Sucesso é avançar de fracasso em fracasso, sem perder o entusiasmo” Winston Churchill p.63

A diferença de uma reclamação de uma narração de fatos está no significado, a energia que você a impregna. Se você experimenta insatisfação, é uma reclamação. P. 64

Se estudar a vida de pessoas bem-sucedidas, descobrirá que frequentemente o sucesso delas aconteceu por causa dos obstáculos que enfrentaram e não apesar deles. P. 68
É mais fácil conseguir o que você deseja expressando a sua vontade, em vez de reclamar da maneira como as coisas são. P. 83

Nossa concentração deve residir naquilo que desejamos, e não naquilo que não queremos. Reclamar é se concentrar no que não queremos. P. 85

Não defendo que se deva permanecer em silêncio quando acontece algo que precisa ser corrigido. Não esconda o problema, não engula o desaforo, apenas preste atenção para relatar os fatos, sem empregar a energia que costumamos colocar em frases do tipo “Como você ousa fazer isso comigo?”. P. 118

Não há interferência do ego quando dizemos ao garçom que a comida está fria e precisa ser esquentada- desde que nos atenhamos aos fatos. “Como você se atreve a me servir a sopa fria?”, isso, sim, é uma queixa. P. 132


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