Há alguns dias assisti a mini-série 'Black Earth Rising”, que recomendo a todos. Várias lições e reflexões profundas. Sobre uma das maiores tragédias da humanidade – o genocídio de Ruanda. Os personagens nos trazem tantas reflexões que não ouso colocar algumas aqui, evitando o risco de tornar medíocre os conteúdos. Dá pinceladas sobre a verdadeira história, a capacidade de crueldade dos homens, corrupção em todas as classes, política, egoísmo, dor, perdão.
Sincronicamente, assistindo hoje ao documentário Story of Us, com Morgan Freeman, também excelente, o episódio 2 ("A Luta pela Paz") trouxe um recorte do genocídio de Ruanda. Perdão, reconciliação, busca pela paz, cooperação, união, nas histórias de vida, nas palavras de pessoas que fazem a diferença no mundo. Emocionou-me. Ousei transcrever algumas das palavras finais do narrador no episódio: “Perdão requer grande sacrifício e coragem...pessoas que colocam de lado a vingança, para abraçar a paz.(...) temos que buscar nossa própria humanidade. Afinal somos a espécie que prospera através da cooperação. É o que sempre fizemos melhor”.
Em meu âmago, a dor por ver tantas atrocidades no continente berço da humanidade, o desejo de contribuir para a evolução neste continente. Provavelmente na próxima existência.
Alguns falam que documentários são “chatos”. Talvez alguns o sejam. Os 5 primeiros episódios que assisti do Story of Us foram excepcionais!Marcadamente, o 3: "O Poder do Amor" e o 5: "O Poder de Nós". Fica a dica para um certeiro bom investimento de tempo na sétima arte - Pílula 34: Cinema.
• Black Earth Rising
• Story of Us
“Não acredite em nada que eu escrevi aqui. Tenha suas experiências pessoais.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário