segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

CONDOMÍNIO AUTO-SUSTENTÁVEL – CAS: Sonho ou futuro necessário?

O que é um CAS? - CONDOMÍNIO AUTO-SUSTENTÁVEL
Um CAS, resumindo, é uma espécie de mistura de Kibutzim, ecovila, fazenda ecológica e condomínio, utilizando-se da Agroecologia e administrado como uma empresa eficiente e eficaz. Um CAS é uma "empresa ecológica" em forma de condomínio.
É uma "fábrica de fartura". Em um CAS, cada módulo de sustentabilidade, como pomar, horta, geração de energia alternativa, etc, é tratado como um departamento de uma empresa, como em uma fábrica: tem plano de produção, alocação de custo, mão-de-obra, etc. Nos CAS, os residentes exercem trabalhos voluntários para o CAS em troca dos itens de sobrevivência produzidos nos módulos de sustentabilidade dentro do próprio CAS. O valor mensal de condomínio é pago com trabalho voluntário ou com dinheiro, dependendo da vontade do residente. O CAS viabiliza a sobrevivência com a maior qualidade de vida possível, a um custo que chega a ser 10 X mais baixo.
Os CAS criam qualidade de vida a qualquer classe social, recuperam a população mais pobre, social e economicamente e, ao mesmo tempo, recuperam TODO E QUALQUER AMBIENTE DEGRADADO.
Consideramos o CAS a instituição mais avançada do mundo atualmente. A única que consegue recuperar simultaneamente o meio ambiente e a população, social e economicamente.

CAS como Solução Ambiental
O projeto e a construção de um CAS são baseados em Permacultura (Agroecologia) o que, naturalmente, recupera e preserva qualquer ambiente degradado.

A Permacultura (Agroecologia) representa uma nova maneira de pensar e organizar a atividade produtiva, formando sistemas multifuncionais eficientes e duradouros. Vai além da agricultura ecológica, pois engloba também economia, aproveitamento de energias, ética, sistemas de captação e tratamento de águas e bioarquitetura. É uma metodologia agrícola que proporciona o desenvolvimento integrado de uma propriedade de maneira a manter os ecossistemas produtivos com diversidade, estabilidade e resistência. É um ecossistema agrícola completo, um sistema evolutivo integrado de espécies vegetais e animais perenes úteis ao homem.

Fontes de informação: http://ecosustentavel.org.br/cas1.asp

Um comentário:

Anônimo disse...

Um futuro mais que necessário, sem dúvida. Tomara que as pessoas acordem logo do transe em que se encontram e tomem as ações necessárias para concretizar o mais breve possível esta prática ideal. E, que esta iniciativa não se atenha a qualquer tipo de obstáculo e/ou discriminação. Todos têm direio à uma vida equilibrada: brancos ou negros, pobres ou ricos, humanos ou animais, plantas, enfim: qualquer criatura viva da Terra.
Obrigada por publicar este artigo.
Iolanda - Colaboradora voluntária da ONG Ecosustentável.

Postar um comentário