domingo, 27 de novembro de 2011

Coaching e Conscienciologia

Por Clara Emilie Boeckmann Vieira - Voluntária do Intercampi.
Excelente escolha foi fazer a formação e certificação em Professional & Self Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching. Curso intenso, 120 horas. Foi muito interessante ver como os objetivos do Coaching podem colaborar para o processo de autopesquisa e cumprimento da Programação Existencial (proéxis – projeto de vida elaborado antes de nascermos) das consciências (indivíduo, self, ego), que são alguns focos da Conscienciologia.

Autoajuda. Li muitos livros de autoajuda – uns bons, outros ruins, uns científicos, outros apelativos. Absorvi vários métodos de autoconhecimento, planejamento pessoal, motivação, liderança, etc. O fato é que a metodologia Coaching consolida inúmeras técnicas e ferramentas de desenvolvimento pessoal e profissional.

Focos. Os focos do Coaching envolvem autoconhecimento, planejamento pessoal, potencialização dos recursos do cliente, eliminação de bloqueios e limitações, alcance de resultados planejados. Tem a ver com fases da autopesquisa consciencial, mais abrangente, que envolve a identificação de traços fortes, fracos e faltantes, autoanálise, autodiagnóstico, autoenfrentamento e autossuperação.

Coaching. Coach significa treinador. A metodologia de Coaching envolve a ação do profissional capacitado (o Coach), para ajudar o cliente (o Coachee) a atingir resultados, a partir de um “mix de recursos e técnicas”. Cativou-me bastante. Principalmente por ser um conjunto de ferramentas para ajudar as pessoas a evoluírem, um processo franco de interassistencialidade, onde há aprendizagem não somente para o Coachee, mas também para o Coach, que une esforços ao Coachee para ajudar nas superações e alcance dos objetivos propostos – estes, sempre “nobres”, claro. O Coaching é ético. A Conscienciologia é cosmoética (uma ética mais ampla, que vai além da ética humana).

Diferenças. O grande diferencial da autopesquisa conscienciológica é o seu propósito maior – a evolução da consciência (ego, self, alma), que busca alcançar o nível máximo evolutivo através de várias vidas (multisserialidade). Uma vida apenas não se justifica e não seria suficiente para alcançarmos o serenismo (nível máximo evolutivo na vida intrafísica). Consequentemente, seu nível de aprofundamento é imensamente mais abrangente, pela abordagem multidimensional, considerando as bases do paradigma consciencial. Destaca-se a motivação evolutiva dos objetivos conscienciais e o investimento na inteligência evolutiva.

Paralelos. Os seguintes binômios sintetizam os paralelos aproximados que podem ser percebidos entre Coaching e Conscienciologia, considerando os devidos limites do Coaching à vida intrafísica e sem cientificidade: Coach-Amparador; Coachee-amparado; Autoconhecimento-Autopesquisa; Planejamento de Vida- Programação existencial; Metas intrafísicas-Metas evolutivas; Inteligência emocional-Inteligência evolutiva; Satisfação pessoal-Primavera energética; Cumprimento de objetivos-Completismo existencial; Desenvolvimento pessoal e profissional-Evolução consciencial; Roda da vida-Áreas da evolução; Técnicas e ferramentas intrafísicas-Técnicas e ferramentas multidimensionais.

Bases. As principais bases do paradigma incluem outros tópicos além da autopesquisa, e da multisserialidade, para a promoção da evolução consciencial, sempre abordados de forma científica. É ponderado frequentemente o princípio da descrença: “Não acredite em nada. Tenha suas próprias experiências”. Considera a multidimensionalidade, onde, além do intrafísico, a dimensão material, existem outras dimensões extrafísicas; o holossoma, isto é, a existência de outros veículos de manifestação da consciência, que são, além do corpo físico, o corpo energético, o emocional e o mental; o trabalho com as bioenergias para equilíbrio bioenergético, ponto fundamental no processo evolutivo.

Ampliação. Esta realidade amplia sobremaneira a perspectiva de nossos valores e objetivos de vida, ponderando outras variáveis em nossa existência. Como conquistar saúde integral, se a causa da doença for psicossomática ou relacionada a bloqueios energéticos? Como superar um constante sentimento de tristeza, se não identificamos que este está vindo de uma consciência extrafísica que está sempre ao nosso lado nos assediando? Como nos sentirmos bem em um local “pesado” que nos oprime, se não identificamos que o motivo é o padrão de energias do lugar? Como superar uma fobia ou um padrão comportamental inexplicável, se não podemos entender que vem de uma experiência de outra vida?

Referências. Hoje já existe ampla literatura Conscienciológica. A Enciclopédia da Conscienciologia já possui mais de 2.000 verbetes técnicos. Os compêndios, artigos e livros trazem milhares de referências bibliográficas à discussão.

Refutações. O debate é promovido diariamente nas Tertúlias Conscienciológicas transmitidas gratuitamente, via Internet (www.tertuliasonline.org). Está aí, portanto, esta neociência de ponta, para os interessados em maximizar e otimizar sua evolução pessoal, dentro de uma perspectiva mais abrangente que a dimensão intrafísica, foco predominante do Coaching.

Conclusão. Penso que usar as técnicas de Coaching como assessórias às técnicas de autopesquisa conscienciológica, compartilhando-as com outras pessoas para ajudá-las em seu processo de autoconhecimento, pode ampliar a assistencialidade. Espero voltar a escrever novo artigo para relatar as novas experiências, tal como é a proposta teática (teoria e prática) conscienciológica.

Publicado em http://intercampi.org/2011/10/27/coaching-e-conscienciologia/

Um comentário:

Unknown disse...

Olá Clara Emillie, também sou formada em PSC pelo IBC e a parabenizo por postar seu parecer aqui.
Realmente concordo com suas observações sobre o reforço que o Coaching nos dá no autodesenvolvimento.
Abraço
Edelar Prohmann.

Postar um comentário