segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Autogestão Existencial - Gerencie sua Vida

A vida intrafísica é oportunidade evolutiva – isto é, oportunidade de crescimento pessoal, aprendizagens e autorrealização íntima. Contudo, frequentemente não conseguimos nos organizar, somos engolidos pelas rotinas do dia a dia, ou caímos no “deixa a vida me levar”, desperdiçando estas oportunidades.


Por esta razão, resolvi escrever aqui um pequeno resumo das aulas e observações pessoais do excelente curso Autogestão Existencial ministrado pela Associação Internacional da Programação Existencial (APEX), realizado recentemente na modalidade a distância (www.apexinternacional.org).

Preliminarmente, para aqueles que não conhecem a Conscienciologia – ciência que estuda a consciência (alma, self, ego), é importante considerar que este novo paradigma considera que somos consciências em evolução através de várias vidas, dentro de um contexto multidimensional, e isto com diversas implicações que não serão abordadas neste artigo, no qual busquei sintetizar aquilo que diz respeito a gestão da vida pessoal.

A autogestão existencial é a coordenação dos recursos pessoais visando ao cumprimento da missão de vida, ou completismo existencial. Neste sentido, os objetivos envolvem aumentar a nossa capacidade de ajudar outras pessoas, aproveitar as oportunidades evolutivas, o controle da vida, e o bem estar.

No processo de autogestão existencial, podemos nos organizar de acordo com as áreas da vida, conforme exemplos de ações abaixo, para a proposta de áreas da vida da APEX:

1.Interassistencialidade (ajudarmos uns aos outros, assistência mútua) – Tenepes (Tarefa Energética Pessoal), Gescons, oportunidades no cotidiano;

2.Extrafisicalidade (vivências das outras dimensões extrafísicas) – Projeção Lúcida, Estado Vibracional, Domínio das energias;

3.Finanças pessoais – Pé de meia, estabilidade financeira;

4.Interconsciencialidade (Relacionamentos com as outras pessoas) – Convivialidade sadia, Dupla evolutiva (parceiro evolutivo), Família, Amigos;

5.Profissional – Trinômio motivação-trabalho-lazer = Fazer o que gosta;

6.Saúde – Exercícios físicos, alimentação equilibrada, lazer;

7.Intraconsciencialidade (relacionamento consigo mesmo, desenvolvimento pessoal) – Evolução consciencial, superações de traços negativos, desenvolver parapsiquismo, Estudos, Autopesquisa;

8.Outras – Otimização do bem estar da moradia para facilitar a evolução consciencial.

As premissas para a boa autogestão envolvem conhecer a si mesmo, conhecer o ambiente em que vivemos e conhecer as nossas relações com o ambiente. É importante tomarmos consciência de alguns mitos sobre felicidade, tais como: (a) o prazer é a única fonte de felicidade; (b) apenas o alcance das metas gera felicidade; (c) a cultura é a indicadora da felicidade. Listo algumas causas da má gestão existencial: (1) Hipertrofia de uma área – dedicação excessiva a uma área da vida; (2) Hipotrofia de uma área – dedicação abaixo do mínimo a uma área da vida; (3) Mesclagem excessiva – muitas atividades diferentes no mesmo período; (4) Excesso de responsabilidades; (5) Conduta perdulária; (6) Ausência de autogestão existencial – “deixa a vida me levar”; (7) Automimeses dispensáveis – repetições de atitudes e escolhas antievolutivas; (8) Dispersão Existencial – falta de foco; (9) Acomodação Consciencial – comodismo; (10) Más companhias.

Pode ser útil refletir sobre algumas premissas relacionadas à felicidade:

1. A felicidade depende mais de como interpretamos os acontecimentos externos do que eles em si.

2.A felicidade se alcança através do domínio da nossa consciência através do autoconhecimento.

3.A qualidade de nossas experiências é alcançada satisfatoriamente em nossas atividades cotidianas.

O curso ressalta elementos de automotivação, como vontade, percepção, emoção, pensamento, foco, hábito, autodidatismo, e elenca as funções do autogestor:

1.Autoplanejamento Existencial. Planejar a própria vida.

2.Auto-organização Existencial. Elaborar a estrutura da vida.

3.Autodireção Existencial. Dirigir, guiar ou conduzir a própria vida.

4.Autocontrole Existencial. Garantir o cumprimento do planejado.

5.Autocapacitação Existencial: capacitar-se para a vida.

6.Automanutenção Existencial: a preservação da vida pessoal.

Para o autoplanejamento existencial, é necessário definir objetivos evolutivos, indicadores, metas e o detalhamento das ações. Além de uma boa auto-organização, é importante saber priorizar, fazendo escolhas lúcidas, evolutivas e condizentes com a realidade pessoal. Finalizo este resumo recomendando o curso da APEX, que foi muito assistencial para mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário