quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

CRESCENDO INTELIGÊNCIA EMOCIONAL - INTELIGÊNCIA EVOLUTIVA.

Este é um post para compartilhar a informação de uma inteligência mais avançada que a inteligência emocional: a Inteligência Evolutiva!

A inteligência emocional é de suma importância ao desenvolvimento de equilíbrio na vida humana, sendo tema que atrai milhões de consciências. Inclui o desenvolvimento de atributos essenciais  - autoconhecimento, autocontrole, automotivação, empatia e relacionamentos. Estudos da Psicologia Positiva e das neurociências vem demonstrando que a felicidade não se origina em acessórios externos, mas nasce de um estado de condição íntima. E quem não quer ser feliz? Assim, os investimentos no autoaprimoramento torna-se o melhor que uma pessoa pode fazer por si mesma.
Contudo, há muito mais do que esta vida íntrafísica, e é fato que desde tempos imemoriais que a consciência investe em ampliações da realidade multidimensional. Religiões e abordagens espiritualistas têm sido os principais caminhos, e, infelizmente, às vezes danosos, contraditórios, dogmáticos e até fanáticos, levando a consequências piores que o materialismo.

Já tenho reafirmado que não tenho religião, mas não sou materialista. Como pesquisadora da Conscienciologia tenho buscado acessar e desenvolver conhecimentos relacionados à existência da multidimensionalidade extrafísica, e à evolução da consciência através de várias vidas, de maneira científica e antidogmática. Tenho alguns artigos publicados sobre estes temas (por exemplo http://claressencia.blogspot.com.br/2017/04/o-que-e-conscienciologia-pequena-sintese.html).

Por esta razão, a inteligência emocional se configura como base elementar, primária, da Inteligência evolutiva, sendo esta última mais abrangente da realidade multidimensional da consciência.
Inteligência evolutiva é a capacidade de apreender, aprender ou compreender e adaptar-se à vida humana, com bases na aplicação e expansão prática, autoconsciente, do mecanismo da evolução consciencial, pessoal, já assimilado, incluindo a Cosmoeticologia (ética mais ampla), a Seriexologia (múltiplas vidas) e a Proexologia (programação existencial = o que nos programamos para realizar nesta existência), definindo o autodiscernimento da consciência quanto à evolução consciencial racional, inclusive a autoevolução lúcida, na dinamização do próprio desempenho dos próprios pensamentos, sentimentos e energias (pensenes) e cosmoético (adaptado de Vieira, 2012).
Neste sentido, para não me delongar, e indicando alguns referenciaia para ampliação dos conhecimentos, proponho o crescendo tema deste artigo:
O crescendo inteligência emocional—inteligência evolutiva constitui o salto significativo de patamar evoluciológico, com reperspectivação da autevolução pela consciência multimilenar e multidimensional, inicialmente interessada no desenvolvimento pessoal de atributos convencionais (autoconhecimento, autocontrole, automotivação, empatia e relacionamentos), importantes, mas limitados à condição da vida humana intrafísica, para a vivência teática do Paradigma Consciencial, visando à evolução pessoal lúcida proexológica, holomaturológica, interassistencial e Cosmoética, rumo ao serenismo.
O crescendo inteligência emocional-inteligência mentalsomática-inteligência evolutiva consta como item 40 do verbete Crescendo Evolutivo do Professor Waldo, entre os 73 exemplos de crescendos evolutivos da Taxologia (Vieira, 2012). A explicação da Mentalsomática ficará para outro post.
Sugestões de referências para ampliação destas ideias:
Vieira, Waldo. Inteligência Evolutiva. Verbete In: Enciclopédia da Conscienciologia. Editares, 2012. (Disponível em http://67.223.248.71/tertulia/Verbetes/Inteligência%20Evolutiva.pdf)
Vieira, Waldo. Crescendo evolutivo. Verbete In: Enciclopédia da Conscienciologia. Editares, 2012. (Disponível em http://www.tertuliaconscienciologia.org/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=645&&Itemid=13).

Couto, Cirleine. Inteligência evolutiva no cotidiano. Editares, 2014.
O que é inteligência evolutiva: https://www.youtube.com/watch?v=1_XLoGWzpt8
Aula com a autora Cirleine Couto: https://www.youtube.com/watch?v=3FueLEz9u2Q&t=531s
Livros gratuitos em pdf: https://www.editares.org.br/livrosgratuitos

Nenhum comentário:

Postar um comentário