quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Dica de Filme: Pocahontas (Animação da Disney)



Sim! A 7ª arte felizmente produz bons filmes, que geram preciosos momentos de aprendizagem, novas perspectivas, lições de vida, reflexões profundas, muito mais valiosas que as constantes buscas por emoções. Alerta: há controvérsias sobre a verdadeira história de Pocahontas (Matoaka). Então, melhor assistir como uma ficção.

A animação da Disney, além de emocionar, nos faz pensar em muitas coisas, mas neste post quero trazer apenas duas. Primeiro, como é possível o encontro de consciências completamente diferentes, em origens, valores e propósitos que encontram afinidades e amor, a consequente troca rica de aprendizagens, respeito e consequente crescimento mútuo. Segundo, e ainda mais forte, a forma clara como é colocada o valor da natureza, a necessidade de manutenção e respeito ao que nosso Planeta ainda possui. Melhor será se pudermos recuperar o que foi degradado.

Tudo isto me leva à reflexão da importância de cada um de nós darmos nossa contribuição para a sustentabilidade da Terra. E aproveito para trazer a ideia de Tim Jackson, onde conclui que não precisamos de “desenvolvimento sustentável”. Precisamos sim, de “Prosperidade sem crescimento”. Acho estranho? Fica a sugestão para você, leitor ou leitora, buscar entender melhor este conceito, e assumir a sua parcela de responsabilidade planetária para um mundo melhor. “Seja a mudança que quer ver no mundo”.

Referências:

Jackson, T. (2013). Prosperidade sem Crescimento, Economia para um Planeta finito. Lisboa: Tinta da China.

Nenhum comentário:

Postar um comentário