quinta-feira, 25 de junho de 2009

Andragogia - Resenha 2

Moura se propõe a integrar a reflexão sobre a formação de professores com a educação de adultos e o referencial desta para o desenvolvimento pessoal e profissional do docente. Com uma perspectiva analítica das formas de aprendizagem, pondera conceitos e as influências que promovem este desenvolvimento, embasado em referencial teórico.

Na primeira parte, debate os interesses técnico, prático e emancipatório que caracterizam a construção do conhecimento, com ponderações interessantes, demonstrando a importância da integração entre estes três interesses. A resolução apenas técnica (instrumental) de problemas, somente aplicando teorias e técnicas científicas, apesar da importância destas, torna-se redutora, desvalorizando os saberes experienciais e práticos dos professores. O interesse prático, que se reforça pelo diálogo, pela interação com outro sujeito torna-se importante.

Pelo conhecimento emancipatório, o indivíduo reflete criticamente sobre as diversas pressuposições que possam vir a distorcer sua interpretação da realidade quanto a si mesmo e à sociedade. “Adquirir saber crítico – emancipatório, implicar possuir a capacidade de autorreflexão e de autodeterminação”. Para isso, torna-se necessário autoconhecimento, desenvolvimento, liberdade. Importante destacar que o saber emancipatório depende também da experiência preliminar com os dois saberes – técnico e prático. Moura insere no interesse emancipatório a importância da reflexão sobre a reflexão-na-ação de Donald Schön, que possibilita a criação de novos significados.

As abordagens apresentadas demonstram como a reflexão sobre si próprio, no contexto profissional, tem implicações para o autoconhecimento e conseqüente desenvolvimento do docente como pessoa e como professor, uma vez promovem o desenvolvimento de novos significados, e novas formas de pensar, de agir e de equacionar problemas.

Sobre o papel da reflexão, apesar de apresentar as críticas de Zeichner, quanto a conseqüências negativas da “moda do prático reflexivo”, Moura demonstra a importância do questionamento pelo sujeito, para que possa reconhecer e experimentar outros pontos de vista, permitindo-se novas aprendizagens. Destaca que para isso são necessários três aspectos: abertura de espírito, responsabilidade e empenho, e coloca que a análise crítica por parte do professor tem que abranger quatro pontos de vista pelos quais o docente avalia sua ação profissional: pela autobiografia pessoal, como aprendente e como professor, pelos olhos do aluno; pelas experiências dos colegas; pela literatura teórica.

Moura, citando o autor Mezirow, fala como as novas aprendizagens são “condicionadas” pelas aprendizagens anteriores e como as estruturas de sentido - pressuposições e distorções que desenvolvemos, influenciam nossas percepções sobre nós e da realidade que nos cerca. Na aprendizagem transformativa, alteramos as perspectivas existentes. Os pressupostos são vistos como distorcidos, observando-se uma perspectiva de sentido transformada. O sujeito reconhece que suas perspectivas não são congruentes com a realidade, ele se apercebe da inadequação dos seus quadros de referência. Só assim, pode desenvolver novas perspectivas e proceder a aprendizagem transformativa.

Concluindo o artigo, o autor reforça a importância da valorização do professor, da reflexão crítica e da prática emancipatória, na terminologia de Paulo Freire; da teoria, da cooperação e do diálogo crítico entre os professores. Tudo isso colabora para o desenvolvimento pessoal e profissional do docente.

Reflexão pessoal: a A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública) requer mudança de valores e atitudes. Requer efetivamente, uma aprendizagem transformativa. Apesar das inúmeras notícias, apesar das palestras, debates e diálogos sobre a problemática ambiental, requerendo o engajamento de todos para salvarmos o planeta, a nós mesmos, a maioria das pessoas permanece com seus velhos hábitos, sem se engajar. Como utilizar todo este referencial teórico de educação de adultos, para observarmos a aprendizagem emancipatória e transformativa?

RESENHA DO ARTIGO DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL DO PROFESSOR: UMA REFLEXÃO DA E PARA A EDUCAÇÃO DE ADULTOS. (RUI MOURA - 2000). Por Vieira, C.E.B., 2009

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