quinta-feira, 25 de junho de 2009

Andragogia - Resenha

Penso que oito páginas não foram suficientes para apresentarem bem as abordagens de Knowles. Tampouco para colocar críticas ao seu pensamento. Mais difícil ainda será sintetizar nesta única página, as propostas do autor discutido. Sem dúvida, concordo que adultos aprendem de forma totalmente diferente de crianças. Eis a importância da Andragogia, retomada por Knowles na década de 50, influenciado, por Eduard Lindeman e Carl Rogers, para citar os principais. Registro a seguir o que achei mais relevante no artigo e algumas reflexões.

1. A idéia de uma postura como facilitador de aprendizagem, ao invés que um professor;
2. A proposta da educação informal de adultos, que considera um clima amigável e informal para as situações de aprendizagem, flexibilidade do processo, o uso da experiência, e o uso do entusiasmo e comprometimento dos participantes – incluindo dos professores.
3. O principal problema de nossa era está nas relações humanas. A solução está na Educação. A aprendizagem de adultos deveria produzir os resultados como:
a. Aquisição de um entendimento maduro de si mesmos;
b. Desenvolvimento de aceitação, amor e respeito pelos outros, com desejo sincero de ajudar outras pessoas;
c. Desenvolver o hábito de aproveitar toda experiência como oportunidade de aprender;
d. Adquirir habilidades para desenvolver os potenciais de suas personalidades;
e. Entender e promover mudanças na sociedade em que se insere.
4. Sobre as características que diferenciam a aprendizagem de adultos citadas por knowles, destaco a autoconcepção/autodiscernimento, que se amplia a medida que a pessoa amadurece e as experiências vivenciadas, que são também fontes de aprendizagem.
5. Há um questionamento quanto à validade deste modelo, uma vez que as circunstâncias condicionam o processo de aprendizagem de adultos. Na minha opinião, aprendizagens podem ocorrer de diferentes formas, por diferentes caminhos. As experiências são oportunidades de aprendizagem (apesar de muitas vezes, adultos perderem esta chance e poderem até “desaprender”). O modelo citado pode ser usado como metodologia. A simples Meditação também promove aprendizagens. Enfim, há vários caminhos. Para mim, Knowles além de promover a necessária reflexão sobre a aprendizagem de adultos, discute o processo e aponta estratégias com abordagens diferentes, contribuindo para o desenvolvimento da relação ensino-aprendizagem.

RESENHA DO ARTIGO MALCOLM KNOWLES, INFORMAL ADULT EDUCATION, SELF-DIRECTION AND ANDRAGOGY (Smith, M. K. 2002). Por Vieira, C.E.B., 2009

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